A importância da Contabilidade para sua Empresa

A utilização dos serviços de um escritório contábil é obrigatória para todas as empresas legalizadas, mas qual é a importância da contabilidade para a sua empresa? Mais do que isso, quais são os ganhos que a prática contábil pode oferecer para o seu negócio? Você já parou para pensar sobre esse assunto?  Se você pretende abrir uma empresa de sucesso, precisa considerar o que iremos falar em seguida.

Não tenha dúvidas: todas as empresas grandes e de sucesso utilizam a contabilidade como um diferencial, voltada para os resultados. Já se foi o tempo em que as ciências contábeis se preocupavam apenas com as tarefas burocráticas cotidianas de uma companhia, como a geração de guias de impostos, a escrituração do que entra e o que sai e a gestão da folha de pagamento.

A contabilidade moderna é uma ferramenta que deve ser muito explorada em toda a gestão empresarial. Ela oferece controle e planejamento e informações privilegiadas para a tomada de decisões gerenciais muito mais assertivas. Leia esse conteúdo até o fim e saiba exatamente qual é a importância da contabilidade para a sua empresa. E beneficie-se disso!

O que é contabilidade

Existe uma série de obrigações fiscais, financeiras e tributárias que devem ser cumpridas por uma empresa constituída. A prática contábil cuida exatamente disso, mas é um erro pensar que se resume a isso. A assessoria contábil moderna está absolutamente inserida no dia a dia do negócio e, na verdade, podemos dizer que a empresa sequer pode se movimentar sem um controle contábil.

A ausência da contabilidade gera o caos, e podemos garantir que isso não é nenhum exagero, nem alarmismo. Controlar, gerir, organizar e analisar todos os números da empresa são atividades fundamentais para sua saúde financeira. É simplório demais imaginar que o movimento da empresa se resume ao que entra e ao que sai de sua caixa registradora, não é verdade?

É por meio da análise profunda dos números que é possível chegar ao resultado da empresa. Uma pizzaria que vende muitas pizzas é um sucesso? Ela pode até ser a preferida de muita gente e manter a fama de produzir uma pizza deliciosa, pode até vender centenas de pizzas diariamente, mas os resultados jamais dependerão apenas do volume de vendas. A precificação, por exemplo, pode estar errada, e o que seria um tremendo resultado pode se transformar em prejuízo.

Um escritório contábil organiza o patrimônio e todas as operações da empresa. Seu trabalho mede os resultados, indica a saúde financeira do negócio, controla o fluxo de caixa, aponta caminhos e encaminha soluções.

A importância da assessoria contábil

Todo esse controle permite que o empresário tenha uma visão panorâmica e detalhada do negócio. De posse de números e análises, é muito mais fácil tomar decisões gerenciais e definir nortes.

Para avaliar uma oportunidade de negócio, a compra de um novo equipamento, uma expansão ou algo do gênero, por exemplo, o empresário precisa saber exatamente como a empresa está e como andam seus negócios para tomar uma decisão. O contador é quem oferecerá a ele os subsídios para optar por seguir ou não um determinado caminho.

Seria muito bom contar com uma bola de cristal, mas sabemos que isso só existe no cinema. As ciências contábeis jamais exercem esse papel, mas têm o poder de indicar caminhos ou, ao menos, clareá-los. A prática contábil funciona como um verdadeiro raio-x da empresa.

As principais tarefas cotidianas 

É verdade que a assessoria contábil é muito importante também no cotidiano de uma empresa, organizando suas contas e cumprindo com todas as obrigações fiscais, tributárias e financeiras exigidas em lei. Suas principais funções no dia a dia são:

  • Análise e controle dos saldos bancários e registros de entradas e saídas, a chamada conciliação bancária;
  • Controle do fluxo de caixa;
  • Apresenta indicadores de desempenho financeiro;
  • Cuida das contas a receber, controlando e analisando os recebíveis;
  • Faz toda a gestão das contas a pagar, administrando os pagamentos da folha de colaboradores, boletos de fornecedores e consumo em geral;
  • Emite notas fiscais e guias de impostos;
  • Tira certidões negativas; e
  • Faz toda a documentação fiscal.

Ter um contador é obrigatório?

Toda empresa legalizada precisa contar com a assessoria de um escritório contábil ou contratar um contador. Isso é definido pela Lei 10.406/2002, artigo 1.179, do Novo Código Civil, que dispõe sobre o tema.

A exceção fica por conta dos microempreendedores individuais (MEI), cujos impostos recolhidos todos os meses são fixos, independente do faturamento alcançado (até o limite de R$ 81 mil anuais). No entanto, mesmo ele poderá se beneficiar dos serviços de um contador.

O profissional contratado – seja pela CLT ou como prestador de serviços, não importa – precisa ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de seu Estado.

A contabilidade tem função social?

Claro que sim, e podemos afirmar que se trata de um papel fundamental no desenvolvimento da economia do país. O Brasil é um país naturalmente empreendedor, onde 99% dos negócios formalizados são micro ou pequenas empresas. Você não leu errado: 99%. E mais: essas empresas respondem por 27% do PIB nacional (Produto Interno Bruto) e por mais de metade dos empregos formais do país

Hoje o Brasil conta com quase 53 milhões de empreendedores formalizados. Segundo o Governo Federal, a cada ano surgem 600 mil empreendimentos, e a contabilidade apoia todo esse importante movimento, cuidando da legalização, do dia a dia contábil e apoiando toda a gestão em prol dos resultados.

Entendeu a função social do contador? Não é pouca coisa!

Contabilidade Gerencial

Todo esse apoio voltado à gestão e em prol dos resultados é o objetivo da contabilidade gerencial. Seu objetivo é apoiar o empresário com informações reais e consolidadas, definir planos de ação, buscar uma gestão mais eficiente, eliminar desperdícios, reduzir erros e inconsistências e controlar as finanças, além de promover um planejamento tributário em busca de menores gastos com impostos atendendo a legislação.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) diz que seis em dez empresas encerram suas atividades antes mesmo de completar cinco anos justamente pela falta de controle e planejamento, entre outros motivos. A contabilidade gerencial busca exatamente esses controles e planejamentos.

Contabilidade X gestão financeira

Voltemos à ideia do quanto entra e o quanto sai de uma empresa. Será que basta essa conta para saber como está a saúde financeira do negócio? É claro que não! Há uma série de questões que precisam ser analisadas, como os custos fixos e variáveis, os compromissos financeiros futuros e a previsão de entrada de dinheiro em caixa, entre outros.

Cuidar de toda a gestão financeira é uma tarefa do contador, essencial para a saúde da empresa. A assessoria contábil será fundamental para a tomada de decisões na área financeira porque oferecerá um panorama real da situação e permitirá a construção de cenários para a tomada de decisões.

Contabilidade X controladoria

Você sabe o que é a área de controladoria? Grandes empresas (e as de sucesso também) investem muito nisso, ou seja, como o próprio nome sugere, controlam muito de perto todas as suas operações. A ideia é eliminar desperdícios, buscar a produtividade e a inovação e buscar sempre um jeito melhor de fazer as coisas.

Quem dá todo o suporte para que essa área possa desenvolver seu trabalho da melhor forma possível? Acertou quem respondeu o contador! Um moderno escritório contábil, comprometido com o seu negócio, pode promover essa função ou simplesmente apoiá-la.

Contabilidade X BPO Financeiro

O chamado Business Process Outsourcing, mais conhecido como BPO, é a terceirização da gestão de processos empresariais. O BPO financeiro, portanto, é a terceirização da gestão financeira da companhia. Seu papel será cuidar de todo o processo financeiro da firma, e mais uma vez o contador especializado é quem está por trás disso.

O empresário poderá se dedicar à atividade fim de seu negócio, deixando nas mãos do profissional contratado a gestão financeira. Na maior parte das vezes, pequenos negócios não têm recursos para manter um setor financeiro, com profissionais contratados e com softwares e ferramentais gerenciais de ponta disponíveis. A terceirização é o melhor caminho, porque possibilita a empresa, mesmo as pequenas, contar com recursos humanos especializados e tecnologia de ponta, além das melhores práticas de mercado.

Entre outras áreas, o BPO Financeiro atende a conciliação bancária, o fluxo de caixa, indicadores, contas a receber e a pagar, área de crédito e a documentação fiscal.

Como escolher a melhor assessoria contábil para seu negócio

Não é difícil encontrar o escritório contábil ideal para a sua empresa. Basta seguir algumas poucas dicas, que daremos a seguir, e sua empresa poderá se beneficiar de uma escolha assertiva e certeira.

  • Converse com outros empresários ligados à sua atividade, já estabelecidos no mercado, principalmente com aqueles que você entende como vitoriosos. Eles poderão indicar e dar informações sobre seu prestador de serviços dessa área.
  • Não se contente com apenas uma indicação. Tenha ao menos três escritórios em vista.
  • Vá pessoalmente ao escritório do contador para conhecê-lo pessoalmente. Converse com ele sobre suas necessidades e veja se ele as atende.
  • Aproveite para conhecer a estrutura do escritório. Pergunte sobre a comunicação, sobre o uso de softwares e ferramentas gerenciais e, ainda, sobre as facilidades promovidas pela internet.
  • Certifique-se de quais serviços estão inclusos no contrato de prestação de serviços. Não tenha surpresas com a cobrança de taxas extras.
  • A internet oferece incontáveis opções de serviços contábeis. Verifique a autoridade do portal no assunto e se de fato ele o atenderá em suas necessidades. A chamada contabilidade digital pode não ser ideal para a sua empresa.

Vale à pena contratar um contador especialista no meu ramo?

É claro que sim! Um especialista conhece como ninguém o seu ramo e, assim, sua empresa poderá se beneficiar dessa experiência específica. A prática e os conhecimentos em uma determinada atividade podem ser muito úteis até mesmo para um melhor planejamento tributário, resultando no pagamento de menos impostos, e isso significa melhores resultados.

Lembre-se: o contador é um conselheiro, um assessor para toda hora. Se ele já entende sobre sua atividade fim ele estará ainda mais preparado para lhe ajudar.

Qual é sua necessidade? Podemos te apoiar

O portal Quero Abrir Empresa entende tudo sobre a legalização de negócios, mas também tem em sua expertise a prática de uma assessoria contábil moderna e comprometida com o cliente e seus resultados. Apoiar o empreendedorismo é a nossa missão, e o fazemos de forma focada e parceira.

Qual é a necessidade de sua empresa? Converse com um de nossos especialistas e nos conte sobre seus gargalos, dificuldades e sonhos. Vamos conversar sobre a gestão do seu negócio e transformar a assessoria contábil em um diferencial competitivo, voltada para o resultado e o crescimento da empresa.

Atendemos em todo o país e estamos prontos para apoiar o seu negócio. Porque não basta querer abrir uma empresa, é preciso alcançar nada menos do que o sucesso!

Preciso Abrir Empresa