BPO financeiro. Homem fazendo o controle da gestão financeira

Vamos falar sobre BPO financeiro. Vale a pena investir na terceirização da gestão financeira? Conheça tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Existem muitos pontos que precisam ser administrados corretamente para o bom funcionamento de uma empresa. Um dos mais importantes é a área financeira.

Mas infelizmente, por uma série de motivos que envolvem o tempo, a falta de conhecimento ou foco, muitas empresas acabam levando o seu financeiro de forma insatisfatória.

No entanto, não precisa ser assim. Hoje em dia existe um serviço chamado de BPO Financeiro

Portanto, se você quer entender como a terceirização da gestão financeira pode ajudar uma empresa a ser mais eficiente, continue lendo esse artigo, ou já chame nossos especialistas.

Botão Whatsapp         

O que é BPO Financeiro?

Antes de qualquer coisa, é necessário explicar do que se trata o BPO Financeiro. Primeiro, por sua sigla, BPO, que do inglês significa “Business Process Outsourcing”. 

Em uma tradução livre seria algo como “terceirização de processos de negócio”, e pode ser usado para se referir a qualquer processo de uma empresa, independente de qual for.

Em português o termo BPO é relativamente novo, mas, a terceirização em si é algo que todas as empresas, principalmente as pequenas, sempre fizeram.

Isso porque é impossível abrir uma empresa e cuidar de questões administrativas, burocráticas, estratégicas, sem deixar de oferecer um bom serviço, tudo ao mesmo tempo.

E no caso, a administração financeira sempre foi deixada em segundo plano. E é por isso que o “Business Process Outsourcing” surgiu e é hoje uma solução valiosa para o empresário

É por meio da terceirização da gestão financeira que todos os processos envolvendo as questões financeiro-administrativas podem ser resolvidos de forma eficiente.

Abertura de empresa homem foguete verde

 

O que o BPO Financeiro pode fazer?

Agora é importante entender exatamente o que é o “Business Process Outsourcing” e o que essa terceirização da gestão financeira pode fazer por um negócio.

A verdade é que terceirizar a área financeira é algo que pode ser completamente personalizado e se adaptar às necessidades da empresa.

Algumas empresas que não possuem um departamento financeiro propriamente estabelecido, podem se beneficiar de um “Business Process Outsourcing” completo.

Outras, no entanto, podem não querer terceirizar todo o serviço financeiro do seu negócio, e nesse caso, prefeririam contratar apenas alguns serviços.

Seja qual for a realidade da empresa, o BPO Financeiro pode agregar muito valor e otimizar recursos como tempo e dinheiro.

Inclusive, algumas coisas que podemos mais especificamente para melhorar os processos da empresa, são:

  • Gerir de forma eficiente o Fluxo de Caixa;
  • Administrar as contas a pagar e receber;
  • Operar a conciliação bancária para se certificar de que está tudo em dia;
  • Arquivar e gerir a documentação financeira;
  • Reduzir gastos gerais.

Vamos ver agora mais especificamente cada um destes pontos.

Gestão de Fluxo de Caixa

É por meio de uma gestão de fluxo de caixa eficiente que a empresa vai saber a respeito de todas as entradas e saídas de recursos financeiros do negócio.

Melhor do que isso: vai saber a onde o dinheiro está sendo gasto e, se o dinheiro que está entrando é o suficiente para manter as operações da empresa em dia.

Tendo estas informações em mão, é possível descobrir possíveis gargalos que a empresa pode estar tendo com a sua administração financeira.

O fato é que a maioria dos empresários não está equipada para fazer esse tipo de análise e, por isso, a Terceirização da Gestão Financeira para uma contabilidade pode ser o ideal. 

Gerenciamento de Contas a Pagar e Receber

Em relação a organização do negócio, se o empreendedor tiver uma empresa com demandas muito dinâmicas, ele pode acabar deixando passar questões administrativas.

As contas a pagar, por exemplo, precisam ser gerenciadas com o maior cuidado e atenção. Qualquer atraso pode incorrer em despesas extras completamente indesejadas.

E isso vale para as contas a receber. Nesse sentido a Terceirização da Gestão Financeira pode se desdobrar em:

  • Emitir boletos bancários, notas fiscais e gerenciar outras formas de pagamento;
  • Fazer cobranças para não permitir o descontrole do fluxo de caixa e liquidez da empresa. 

Conciliação Bancária

Outro serviço fundamental que o BPO Financeiro pode fornecer é a conciliação bancária. E isso é especialmente importante porque a maioria das empresas pequenas não o faz.

A conciliação bancária é feita confirmando com o extrato bancário se todas as contas estão batendo. Ou seja, é um pente fino para descobrir entradas e saídas de valores estranhos.

A conciliação bancária, principal do cartão de crédito, muitas vezes é capaz de descobrir valores de taxas que ou não foram repassadas ou estão sendo cobradas indevidamente. É importante citar que esse processo, é a base de uma contabilidade bem elaborada e eficiente. 

Gestão de documentação

Outro benefício que o “Business Process Outsourcing” pode oferecer é o arquivamento e auditoria de todos os documentos financeiros. Isso é a gestão de documentação financeira.

Com isso, a empresa não só economiza espaço em suas instalações físicas, como também economiza tempo que não vai mais precisar ser dispensado com papelada.

Diminuir custos gerais

Por fim, a Terceirização da Gestão Financeira acaba sendo capaz de gerar economia de recursos financeiros em duas pontas diferentes:

  • Pela natureza do seu serviço que se preocupa em otimizar os processos financeiros;
  • Por não ser necessário a contratação de funcionários registrados em carteira.

E não se pode deixar de observar que os gastos que se teria com uma contratação em CLT seriam muito maiores que os gastos com um serviço terceirizado. 

Contabilidade pessoas quebra cabeças azul  

 

Como fazer a Terceirização da Gestão Financeira?

A melhor forma de cuidar da Terceirização da Gestão Financeira de uma empresa é contratando uma Contabilidade Especializada no serviço. Isso porque nem todas são.

A principal razão para se confiar o BPO Financeiro a um contador especializado é porque esse profissional já é responsável pelas questões fiscais e contábeis.

E isso significa que ele tem conhecimento a respeito de dados que estão muito ligados à administração financeira (e podem ajudá-la), como por exemplo o regime tributário.

Faz parte da formação do contador a administração de finanças e lidar com números para que eles sempre se encaixem. 

Então, levando isso em consideração, um empresa de contabilidade especializada, e a empresa mais qualificada para atuar na Terceirização da Gestão Financeira. Vamos conversar?

Botão Whatsapp         

Obrigado! Sua mensagem foi enviada.

Agradecemos pela confiança.
Em breve um consultor entrará em contato.

Empresário Inquebrável
Open chat