Contabilidade para Médicos – escritório de contabilidade especializado

contabilidade para médicos -

Qual a importância da contabilidade para médicos? Como o contador pode contribuir para a regularização do profissional de saúde?

Não é novidade para ninguém que médicos trabalham muito. Muitas vezes fazendo plantões e vivendo de turnos de trabalho completamente complexos.

Com uma vida agitada assim, quem teria tempo para cuidar das suas questões contábeis e fiscais? Muitos médicos não tem. E é por isso que existe a Contabilidade para Médicos.

O que é uma Contabilidade para Médicos?

Uma Contabilidade para Médicos é um tipo de contabilidade especialista no atendimento aos profissionais da saúde por possuir grande expertise no segmento.

Existem muitas contabilidades que se especializam no atendimento de um setor específico ou profissão. E as contabilidades especializadas em atender médicos são bem numerosas.

Isso porque se trata de uma profissão com um grande número de profissionais atuando no mercado, muitos dos quais possuem pouco ou nenhum conhecimento contábil.

Diferentemente de outras contabilidades, uma contabilidade especializada em atender médicos consegue oferecer um atendimento diferenciado e personalizado.

Isso porque os contadores dessa contabilidade entendem as dores dos médicos. E entendem principalmente a conjuntura de seus horários tão desregrados.

E claro, outras questões como a administração do próprio dinheiro, é um ponto também muito importante o qual uma contabilidade especializada pode auxiliar os médicos.

Por fim, é importante lembrar que médicos podem atuar de duas formas diferentes, abrindo uma empresa ou como autônomos. E cada uma tem as suas peculiaridades.

Botão Whatsapp         

 

Contabilidade para empresas médicas

Uma empresa médica trata-se de um perfil de pessoa jurídica que um médico resolve criar. Isso pode implicar na existência de um ponto físico comercial de atendimento ou não.

Muitos médicos abrem uma PJ porque são exigidos de seus empregadores. Isso porque estes empregadores não têm condição de contratarem um médico com carteira assinada.

Portanto, não é incomum que médicos tenham uma ME exclusivamente para trabalharem em hospitais, institutos ou outras empresas na área da saúde.

Por outro lado, existem aqueles médicos que decidem abrir CNPJ para se aventurarem como empreendedores. Na maioria dos casos eles abrem um:

  • Consultório médico: que serve principalmente para fazer atendimentos e exames, mas tem uma estrutura reduzida e não precisa necessariamente de um CNPJ;
  • Clínica Médica: além de fazer atendimentos, exames, também é habilitada para fazer procedimentos mais complexos, necessitando de maior investimento.
Abertura de empresa homem foguete verde

 

Contabilidade para médicos autônomos

Também existem aqueles médicos que não querem ter o trabalho de gerenciar uma empresa, pois simplesmente não terão tempo para isso.

Nesse caso, eles optam por trabalharem para empregadores de forma autônoma, ou mesmo abrirem os seus consultórios, porém usando o CPF invés de CNPJ.

Esse tipo de médico possui alguns desafios que os médicos com uma pessoa jurídica regularizada não têm, como por exemplo:

  • Pagar uma maior contribuição de impostos;
  • Dificuldade para conseguir empréstimos com taxas melhores;
  • Uma rotina de trabalho muitas vezes mais atribulada;
  • Um gerenciamento precarizado das próprias finanças.

Nesse sentido, uma contabilidade especializada em atender médicos pode fornecer soluções fantásticas para esses profissionais tão compromissados.

A começar pela administração do próprio dinheiro, que é uma das principais dores de todo médico que vive de plantão em plantão. Na realidade, muitos nem sabem o quanto ganham.

Nesse sentido, também não é incomum encontrar médicos que não sabem para onde o seu dinheiro está indo. Eles trabalham muito, mas gastam descontroladamente.

A melhor forma de resolver isso é por meio de um planejamento da sua vida financeira feito com responsabilidade por um contador especializado.

Contabilidade pessoas quebra cabeças azul  

 

O serviços de uma contabilidade

Uma vez entendido as especificidades da Contabilidade para Médicos, é hora de falar mais minuciosamente a respeito dos serviços de uma contabilidade e a sua importância.

É possível resumir estes serviços em alguns pontos chave, como:

  • Abertura de empresa: ajuda o médico a tirar o seu CNPJ e atuar como uma empresa, o que por sua vez agrega mais oportunidades ao profissional;
  • Apuração de impostos: a empresa precisa ter os seus impostos apurados, ou seja, ela precisa estar com seu contábil e fiscal em dia;
  • Intermediação com o governo: existem várias questões que uma empresa médica ou médicos autônomos precisam resolver, principalmente questões burocráticas;
  • Auxílio para contratação de empregados: médicos não trabalham sozinhos, mesmo os autônomos precisam no mínimo de uma secretária;
  • Planejamento financeiro pessoal: os contadores especialistas podem ajudar o médico a organizar melhor suas finanças e investir melhor o seu dinheiro;
  • Terceirização do financeiro: para aqueles médicos completamente sem tempo, uma contabilidade especializada pode oferecer o serviço de BPO Financeiro.

Existem outros serviços que a contabilidade também pode prestar ao médico, mas isso pode variar de escritório contábil para escritório contábil ou de contador para contador.

Os benefícios da Contabilidade para Médicos

É evidente que uma contabilidade com experiência em atender médicos consegue ser uma parceira inestimável para ajudar a vida desse profissional tão importante.

E quando nós pensamos em momentos de crise, como por exemplo na pandemia que estamos vivendo, o serviço de  contabilidade para médicos se mostra ainda mais importante. 

Em primeiro lugar é importante lembrar que o médico precisa cuidar das suas finanças pessoais, algo que ele geralmente não possui tempo e nem conhecimento para tal

Já uma contabilidade bem estruturada e capacitada para atender médicos é perfeitamente capaz de fazê-lo. Seja por meio de consultorias ou operando a terceirização de serviços.

Com a expertise do contador o médico poderá saber onde ele precisa investir o seu dinheiro e principalmente onde ele está gastando mal os seus ganhos.

Também não podemos nos esquecer da declaração de imposto de renda. Muitos médicos possuem várias fontes pagadoras e uma vida contábil difícil.

Alguns, inclusive, precisam fazer o famoso carnê-leão para autônomos, algo que não é tão simples assim de ser feito e que pode demandar algum tempo e dedicação mensal.

Tempo e dedicação que, novamente, o médico precisa empregar na sua atividade. Em outras palavras, alguém precisará fazer para ele. E ninguém melhor do que um contador.

Por fim, não há ninguém mais preparado para ajudar o médico a ter e gerir uma empresa do que o contador. Ou seja, a contabilidade para médicos é fundamental.

 

Botão Whatsapp         

 

Obrigado! Sua mensagem foi enviada.

Agradecemos pela confiança.
Em breve um consultor entrará em contato.

Empresário Inquebrável
Open chat