contabilidade para clínica veterinária - cachorro dando tchau

Procurando uma contabilidade para clínica veterinária? Saiba a importância do contador para o crescimento do seu negócio!

Existem muitas questões que precisam ser vistas ao se iniciar um empreendimento no ramo de pet. Ainda mais se estivermos falando de uma Clínica Veterinária.

Questões que estão, em sua maioria, relacionadas à parte jurídica da empresa. Ou seja, toda aquela parte envolvendo legalização, regime tributário e demais assuntos contábeis.

E é justamente por isso que um empreendedor deste ramo deve, preferencialmente, procurar pelo auxílio de uma Contabilidade para Clínica Veterinária.

Uma Contabilidade para especializada trata-se de um escritório contábil especializado em atender esse tipo de negócio específico, possui bastante expertise no ramo. Se preferir, converse agora com nossos consultores especializados. 

Botão Whatsapp         

 

O que é uma Contabilidade para Clínica Veterinária?

Diferentemente de outras contabilidades que não tenham a expertise de atuar no ramo pet, uma Contabilidade para Clínica Veterinária é capaz de oferecer um serviço diferenciado.

Justamente por seus profissionais já terem lidado com inúmeras outras clínicas veterinárias, o atendimento ao ramo de pets é especializado e supre as dores desse negócio.

Uma das piores coisas que poderia acontecer é um empresário precisar ficar perdendo tempo explicando como o seu negócio funciona para um contador que não entende.

Com uma assessoria contábil especializada, pulamos essa etapa e vamos direto ao que interessa: as melhores soluções para os problemas da empresa.

O que uma contabilidade especializada pode fazer

Uma contabilidade especializada em atender o ramo de pet é capaz de agregar um alto valor na sua prestação de serviço a uma Clínica Veterinária.

Certamente, os três principais pontos de destaque, são:

  • Ajudá-la a escolher o melhor regime tributário e pagar menos impostos;
  • Auxiliar no planejamento financeiro;
  • Permitir o empresário focar no que ele sabe fazer de melhor.

Vamos falar um pouco sobre esses pontos.

Escolhendo o melhor regime tributário

Apesar de não existirem tantos regimes tributários ao qual uma empresa possa optar, ainda assim é possível que haja um enquadramento equivocado.

Se o contador ou escritório contábil não estiver atento ao modelo de negócio, a forma como uma Clínica Veterinária funciona, ele pode fazer seu cliente perder dinheiro.

E a última coisa que uma Clínica Veterinária iria querer é perder dinheiro com questões burocráticas. Se enquadrar corretamente em um regime tributário é fundamental.

Não é diferente também para aqueles veterinários que atuam de forma autônoma. Possuir um especialista lhe auxiliando quanto aos seus impostos fará toda a diferença.

Vale ressaltar alguns dados:

  • Veterinário autônomo: tributação entre 7,5% e 27,5%;
  • Clínica Veterinária no Lucro Presumido: tributação entre 13,33% a 16,33%
  • Clínica Veterinária no Lucro Real: pode variar, uma vez que a cobrança de impostos leva em consideração o lucro.

Claro que cada regime tributário possui uma margem mínima ou máxima de faturamento. Sendo empresas que faturam mais de 78 milhões por ano, obrigadas ao lucro real.

 

Botão Whatsapp         

 

Fazendo um bom planejamento financeiro

Como as questões burocráticas, ou seja, a parte fiscal e contábil vão estar sendo vistas pela mão de profissionais, estes vão ter à disposição dados financeiros valiosos para a empresa.

Uma Contabilidade para Clínica Veterinária é capaz de ajudar o empresário do ramo pet a fazer uma melhor administração dos seus gastos para otimizar o lucro.

Para fazer isso, a contabilidade usa de relatórios financeiros e mostra com eles onde a Clínica Veterinária está mais perdendo dinheiro ou onde ela poderia investi-lo melhor.

Em outras palavras, uma Contabilidade Especializada é essencial para o dono de uma empresa ser capaz de fazer melhores tomadas de decisão.

Ou seja, o dono de uma Clínica Veterinária saberá se: 

  • Deve aumentar o estoque de produtos (insumos e equipamentos);
  • Expandir seus serviços;
  • Contratar ou demitir funcionários;
  • Entre outras possíveis decisões.

Empreendedor focado no negócio

Uma das maiores dores de qualquer empresário é ter que desviar a sua atenção do seu trabalho para resolver questões burocráticas as quais ele pouco entende.

E isso, em última instância, pode ser altamente prejudicial ao seu negócio, porque, é capaz de afetar a qualidade do seu produto ou serviços.

Com uma Clínica Veterinária não é diferente. Já pensou ter que cuidar de dezenas de animais enquanto sua mente lhe lembra que você pagou mais imposto do que deveria?

Evidentemente que isso atrapalha o profissional, tira o seu foco do trabalho e o torna propenso a cometer erros

No entanto, uma vez que esse empresário conte com a parceria de uma Contabilidade para Clínica Veterinária, questões menores não irão mais lhe preocupar.

Enquanto a contabilidade cuida dos impostos, declarações, comunicação com o governo e de apresentar relatórios financeiros, o veterinário se foca em sua profissão.

Benefícios de uma Contabilidade para Clínica Veterinária

É possível resumir os benefícios de uma Gestão Contábil para Clínica Veterinária em pelo menos 4 pontos principais. São eles:

  • Ajuda a definir corretamente o valor do serviço;
  • Auxilia no controle de estoque;
  • Diminui o desperdício de insumos, equipamentos e etc;
  • Permite o profissional a atender melhor os seus clientes.

Contador para Clínica Veterinária e o mercado pet

E para finalizar, não podemos deixar de falar do mercado pet, no qual estão relacionadas não apenas Clínicas Veterinárias, mas também Pet Shops.

O fato é que mesmo em meio a essa crise global, o mercado de animais de estimação vem crescendo sem parar. No mundo e no Brasil, principalmente.

No Brasil, que possui uma população imensa de animais de estimação, estima-se que o crescimento do setor até 2025 vai ser de 50%.

Nós já somos o segundo país do mundo com o maior mercado de Pet Shops, atrás apenas dos Estados Unidos, que ocupam a primeira posição com folga.

E isso significa então que a oportunidade de crescimento para Clínicas Veterinárias é latente. Até porque a maioria das pessoas têm animais de estimação, ou querem ter.

Inclusive, no Brasil, a preferência nacional é de cães. Existem pelo menos 50 milhões de cães no Brasil como animais de estimação.

O segundo lugar é ocupado por aves domésticas. Depois, vem os gatos. Todos eles animais que necessitam de muitos cuidados quanto a sua saúde.

Em um cenário como esse, abrir uma empresa pode ser uma boa aposta. É claro que tudo fica mais fácil com uma Contabilidade para Clínica Veterinária como parceira.

Botão Whatsapp         

 

 

Obrigado! Sua mensagem foi enviada.

Agradecemos pela confiança.
Em breve um consultor entrará em contato.

Empresário Inquebrável
Open chat