Contabilidade especializada em MEI
Todo tipo de empresa precisa ter ao seu lado o auxílio de uma contabilidade para atendê-la, com o MEI não é diferente. Por isso existe a Contabilidade especializada em MEI.
Se por um lado o autônomo pode ganhar muito mais dinheiro que um assalariado comum, ele acaba sendo excluído de muitos benefícios. Foi para remediar isso que o MEI foi criado.
No entanto, apesar do MEI parecer ser um conceito simples, é sempre bom conversar com especialistas. Então, se você é MEI, procure uma contabilidade especializada.
O que é MEI?
Para começar a falar sobre a Contabilidade especializada em MEI, primeiro temos que definir exatamente do que se trata o MEI.
MEI, sigla para “Microempreendedor Individual”, trata-se de uma pessoa jurídica com CNPJ e condições diferenciadas para exercer os seus serviços.
Diferente de outros tipos possíveis de empresa, o MEI possui uma série de regras que precisam ser seguidas para que o empresário continue com seus benefícios.
As principais regras estabelecidas para ser um MEI, são:
- Não participar da sociedade de outra empresa e nem ser o titular de outro CNPJ;
- O faturamento anual não pode passar de R$ 81 mil reais;
- Só é possível manter um empregado de forma registrada.
Além disso, o MEI possui uma obrigação tributária mensal que ele precisa pagar para o Simples Nacional, emitido no formato de uma DAS.
O valor desse tributo varia de acordo com a natureza da atividade, ou seja, é diferente para comércio, indústria e prestação de serviços.
Para fazer o seu cálculo basta tirar 5% do salário mínimo e somar mais 1 real ICMS (se for necessário contribuir) ou 5 reais de ISS (se for necessário contribuir).
Em resumo, o MEI é uma personalidade jurídica que oferece muitos benefícios financeiros quanto a sua manutenção, sendo uma forma econômica de operar uma empresa.
Claro que não se pode ignorar os limites impostos quanto ao crescimento do empreendimento, que não pode ultrapassar um valor anual de faturamento estabelecido.
Esse valor, inclusive, não vem sendo atualizado pela inflação, o que significa que a cada ano que passa a MEI se torna gradativamente mais restritiva.
Mas nada que torne essa forma de pessoa jurídica desvantajosa. Abrir uma MEI continua sendo a melhor opção para o autônomo.
Quais os benefícios que o MEI oferece?
Além das já mencionadas vantagens econômicas e praticidade que a MEI oferece como uma alternativa para pequenos empresários, ainda existem os benefícios garantidos por lei.
São eles os seguintes:
- Auxílio-maternidade: é necessário ter contribuído durante pelo menos 10 meses como MEI para ter acesso a esse benefício;
- Aposentadoria: é necessário ter 180 meses de contribuição como MEI para conseguir esse benefício, o que talvez não seja o ideal;
- Enquadramento no Simples Nacional: a MEI é automaticamente enquadrada neste regime tributário;
- Poder ter uma conta bancária jurídica: é possível abrir uma conta bancária jurídica, que garante mais vantagens ao empreendedor;
- Acesso a crédito com juros mais baratos: com um CNPJ é possível acessar linhas de crédito muito mais vantajosas do que com CPF;
- Pode ter um endereço fixo para atendimento: é possível estabelecer um endereço físico oficial para atender clientes o que gera mais autoridade e profissionalismo;
- Cobertura da Previdência Social para o empreendedor: pagando o INSS pelo MEI, é possível ter acesso a benefícios como afastamento remunerado por problemas de saúde.
Contabilidade especializada em MEI
O maior gasto que um empresário terá com uma MEI, que não ainda não foi discriminado, é com o auxílio de uma contabilidade especializada em MEI.
Esse gasto, no entanto, pode ser visto muito mais como um investimento, visto que o contador não está lá apenas para apurar impostos, e sim também servir de um parceiro.
Contabilidades que possuem a expertise e o conhecimento para atenderem MEIs são capazes de fornecer uma prestação de serviço muito vantajosa.
Existem muitas questões contábeis, fiscais e mesmo jurídicas que o empresário não está habituado e que podem perfeitamente ser atendidas por uma contabilidade.
Isso sem contar que existem algumas profissões que não estão habilitadas para serem uma MEI, e quem melhor pode auxiliar o empresário quanto a isso é o contador.
Não se pode deixar de lembrar das constantes atualizações da legislação brasileira. Algo que o empresário comum não terá tempo de acompanhar e analisar corretamente.
O contador, por outro lado, poderá mantê-lo atualizado com as novidades e prestar uma consultoria especializada.
Se o empresário com a sua MEI estiver com problemas que a tornem irregular, também é papel do contador auxiliá-lo quanto à resolução correta do problema.
Isso sem contar que é possível abrir uma MEI de forma completamente gratuita, diferentemente de uma empresa normal, que requer o pagamento de taxas diversas.
Por fim, se eventualmente o empresário vier a crescer em faturamento, a Contabilidade especializada em MEI poderá ajudá-lo quanto a todos os passos da transformação.
Vantagens da Contabilidade especializada em MEI
Além de poder contar com profissionais especializados para auxiliar o empresário que tem uma MEI ou quer abrir uma MEI, uma contabilidade especializada pode agregar muito valor.
Entre as principais vantagens, podemos elencar:
- Segurança de ter um profissional capacitado e experiente ao seu lado;
- Agilidade para resolver demandas específicas de quem tem uma MEI;
- Consultoria para fazer com que a MEI seja o mais lucrativa e eficiente possível.
Uma contabilidade que se preocupa de fato com os seus clientes MEI, não quer vê-los como uma MEI para sempre, mas em expansão e crescimento.
Justamente por isso uma contabilidade especializada faz muito mais do que prestar serviços contábeis, ele atua junto com o empresário em um planejamento do seu negócio.
Caso aconteça algum problema, como por exemplo com a contratação de um funcionário, é possível ter respaldo de uma contabilidade especializada em MEI muito mais rapidamente.
E todas essas vantagens somadas, por sua vez, farão com que o empresário se veja em uma posição muito mais tranquila quanto às questões burocráticas e administrativas.
E com sua cabeça arejada e sem preocupações, ele estará livre para focar no que realmente importa, prestar seu serviço com qualidade e presteza.