contabilidade para dentistas - dentistas olhando para o cliente

Vamos entender aqui o que significa e qual a necessidade de contratar a contabilidade para dentistas.

O dentista é um profissional que presta serviços imprescindíveis para as pessoas, seja na área da saúde bucal, ou mesmo pensando apenas na parte estética.

No entanto, assim como tantos outros profissionais, o dentista não recebe o devido conhecimento em finanças e administração em sua formação acadêmica.

Por isso, caso ele não seja bem assessorado, pode acabar perdendo dinheiro em decisões ruins quanto a sua vida financeira.

Para ajudá-lo, no entanto, existe a contabilidade para dentistas, que é um tipo de contabilidade especializada em atender esse profissional.

Botão Whatsapp         

 

O que é Contabilidade para dentistas?

Uma contabilidade para dentistas é especializada em atender esse profissional que possui tantas demandas específicas da execução de sua função.

E essas demandas irão ter um cuidado especial se ofertados por uma contabilidade que entende as suas dores. A prestação de serviço será mais pontual, de qualidade e célere.

Até porque ser um dentista e ao mesmo tempo um empreendedor não é uma tarefa fácil. São duas áreas que se diferenciam bastante em campo de atuação.

É fundamental ressaltar, inclusive, que a maioria dos dentistas não possui conhecimento em empreendedorismo, administração de empresas e muito menos contabilidade.

Quem é formado em odontologia, por sua vez, sabe sobre como cuidar dos dentes e da boca de seus pacientes, e não de questões burocráticas.

Quem, por outro lado, tem todo conhecimento, preparo, condições e tempo para tratar de todas essas questões com o devido cuidado e responsabilidade, é o contador

Confiando a administração de sua vida como pessoa jurídica ou autônomo às mãos de uma contabilidade experiente e especializada, o Dentista fica livre para:

  • Exercer a sua profissão sem se preocupar com questões menores;
  • Focar em aprimoramentos, conhecimento e expansão dos negócios;
  • Ter mais tempo livre para cuidar da sua própria saúde e vida pessoal.

Isso porque o objetivo de uma contabilidade é facilitar a vida de seus clientes. Mas para que isso ocorra, essa contabilidade precisa entender com quem ela está lidando.

E é por isso que é tão importante que dentistas procurem o auxílio de uma contabilidade para dentistas e, com isso, evitem embaraços futuros.

Contabilidade pessoas quebra cabeças azul  

O que faz uma Contabilidade para dentistas?

Nem todas as contabilidades e contadores tem expertise o suficiente para atenderem dentistas. Na realidade, as contabilidades sempre buscam se nichar.

E isso acontece porque cada profissão possui as suas especificações próprias, seja quanto a questões jurídicas ou mesmo quanto a vida do profissional.

E o contador precisa estar muito bem informado quanto a estes pontos, visto que ele será responsável por toda a vida financeira e contábil de seus clientes.

Levando isso em consideração, contabilidades que se especializam em atender um determinado nicho de profissionais acabam desenvolvendo soluções próprias para eles.

E com os dentistas funciona da mesma forma. Ou seja, uma contabilidade para dentista conhece acaba sendo capaz de oferecer um serviço com muito mais qualidade.

E entre os serviços básicos que toda contabilidade deve oferecer aos dentistas, podemos listar alguns mais importantes:

  • Abertura e consultoria sobre os melhores tipos de pessoa jurídica para um dentista;
  • Apuração, cálculo e repasse de impostos;
  • Auxílio e consultoria para declaração o imposto de renda pessoa física (IRPF);
  • Ajuda com questões trabalhistas e outras demandas do departamento pessoal;
  • Planejamento financeiro pessoal para investir melhor seu dinheiro;
  • Planejamento tributário para pagar menos impostos legalmente;
  • Entre outros.

É evidente que cada escritório contábil poderá oferecer outros serviços exclusivos para os seus clientes dentistas. Algo apenas possível se forem especialistas na área.

Empresa odontológica: consultório ou clínica?

Uma das principais questões que os dentistas possuem está relacionada a obtenção de um CNPJ para atuarem oficialmente como uma empresa. Seja como consultório ou clínica.

Porém, tomar esse passo tão importante é algo que requer a análise de muitos fatores. Inclusive em relação ao investimento financeiro inicial.

Também vale lembrar que uma empresa possui três principais características que precisam ser observadas durante a sua criação, são elas:

  • Tipo societário: EI, EIRELI, LTDA e SA;
  • Enquadramento de porte: MEI, ME e EPP.

E é uma contabilidade especializada quem vai compreender a situação atual do dentista para saber qual é a melhor opção para ele.

Vale ressaltar que na maioria dos casos é interessante começar com uma empresa pequena e depois ir investindo para expandir o negócio.

Antes de iniciar essa empresa também é muito importante definir o tipo de serviço odontológico que será prestado nela. E essa definição que dirá se a empresa será:

  • Consultório odontológico: o dentista abre um consultório quando quer apenas fazer atendimentos individuais em um espaço reduzido;
  • Clínica odontológica: para dentistas que querem fazer operações e demais procedimentos cirúrgicos que requeiram equipamentos específicos e caros.

No entanto, é sempre válido confirmar com a contabilidade sobre as novas legislações e se existem novidades quanto a abertura de empresas para dentistas.

Abertura de empresa homem foguete verde

Os benefícios de uma Contabilidade para dentistas

Exercer qualquer profissão sem o auxílio contábil, administrativo e jurídico de uma contabilidade pode ser bastante complicado, inclusive para dentistas.

E um dos principais benefícios de uma Contabilidade para dentistas é justamente isso, a possibilidade do profissional odontológico não ter que se preocupar com questões menores.

Outros benefícios que podem ser destacados são:

  • A segurança envolvida em todas as tomadas de decisão da empresa, que poderão se respaldar no conhecimento da contabilidade;
  • Não precisar ficar se preocupando em ter que explicar como a sua rotina funciona, visto que a contabilidade especializada entende a dor do profissional odontológico;
  • Ter a disposição um serviço muito mais eficaz e veloz e que, consequentemente, entrega muito mais qualidade por um preço mais econômico.

O fato é que se o dentista quiser prosperar em sua profissão, ele precisa contar com o apoio de um profissional capacitado que vai estar caminhando do seu lado.

E esse profissional tem nome: contador. Não existe nenhum outro profissional capacitado para ajudar um dentista a prosperar do que um profissional de contabilidade.

E não importa se esse dentista está atuando como empresa ou se ele decidiu ser um autônomo, em ambos os casos, o melhor é confiar em uma contabilidade para dentistas.

Botão Whatsapp         

Obrigado! Sua mensagem foi enviada.

Agradecemos pela confiança.
Em breve um consultor entrará em contato.

Empresário Inquebrável
Open chat