Como abrir uma empresa de investimentos
Como abrir uma empresa de investimentos? Confira o passo a passo para montar o seu próprio negócio em um dos segmentos que mais crescem no país.
Cada vez mais as pessoas veem necessidade de investir o seu dinheiro de forma mais lucrativa e não depender tanto das opções mais comuns e pouco rentáveis.
Para saber como fazer isso, primeiro elas precisam de educação financeira. Depois, elas precisam recorrer ao auxílio de uma empresa de investimento.
E a verdade é que existe um enorme mercado ainda pouco explorado para ajudar pessoas com as suas finanças pessoais. É o cenário perfeito para investir no segmento.
Portanto, este artigo irá ajudá-lo a entender como abrir uma empresa de investimentos, desde questões burocráticas até questões mais estratégicas. Vamos lá?
O que é uma empresa de investimentos?
Antes de entender como abrir uma empresa de investimentos é necessário saber o que é uma empresa de investimentos e qual a sua função.
Uma empresa de investimento trata-se de uma empresa que auxilia as pessoas quanto aos seus investimentos, analisando e indicando onde ela deveria aportar o seu dinheiro.
Empresas de investimento também podem gerenciar diretamente os investimentos do investidor, oferecendo a ele produtos de renda fixa e renda variável.
Hoje no mercado existem inúmeras empresas de investimento competindo para oferecer o melhor serviço de consultoria e gerenciamento para investimentos pessoais.
Mas isso não significa que não haja espaço para mais concorrência. Então é totalmente justificável querer entender como abrir uma empresa de investimentos.
Não obstante, a principais diferenças entre esses concorrentes são:
- As opções de investimento que elas oferecem;
- A qualidade do conteúdo e conhecimento que elas agregam;
- Valores e taxas de serviço.
Uma empresa de investimento pode funcionar de forma parecida com uma corretora de valores. Ou seja, ela intermedia o investidor com o produto.
No entanto, mesmo uma empresa de investimento oferecendo tantas facilidades, é importante que o investidor entenda um pouco sobre aquilo que ele quer investir.
E quanto ao empreendedor, é importante ressaltar que ele também tenha um bom conhecimento de finanças e investimentos antes de resolver oferecer esses serviços.
Funções autorizadas pela CVM para quem deseja atuar como intermediário em investimentos
Antes de abrir uma empresa de investimentos, é importante conhecer as funções homologadas pela CVM para profissionais que desejam atuar na área.
São funções homologadas pela CVM:
Consultor de Investimentos CVM:
Consultor de Investimentos: Profissional que atua fornecendo orientações gerais e recomendações sobre investimentos de forma independente, ou seja, sem vínculo com instituições financeiras e corretoras.
O consultor de investimentos é remunerado diretamente pelo cliente contratante e não possui autorização para emitir ordens e realizar operações em nome dos seus clientes.
Agente Autônomo de Investimentos:
Assim como o consultor de investimentos, o agente autônomo atua fornecendo orientações e recomendações sobre investimentos.
No entanto, diferentemente dos consultores, o agente autônomo é um profissional que atua em nome de instituições financeiras que comercializam investimentos, sendo remunerado de forma comissionada pelas próprias instituições por suas atividades.
Gestor de Valores Mobiliários (ou Gestor de Recursos):
Por fim, temos o gestor de valores mobiliários, profissional que pode tomar decisões e realizar operações em nome do cliente.
Investidores que contratam esse tipo de profissional estão, na verdade, delegando suas decisões a especialistas do mercado financeiro.
Na sequência preparamos um passo a passo com todas as informações que você precisa para abrir e regularizar sua empresa, como também para buscar a qualificação exigida para atuar na área de investimentos.
Como abrir uma empresa de investimentos: passo a passo
Primeiramente é fundamental entender que uma empresa de investimentos é uma empresa normal, então, é preciso abrir CNPJ e passar pelos trâmites de uma abertura de empresa.
Mas a parte burocrática, que pode melhor ser auxiliada por uma contabilidade especializada, é apenas uma das questões que precisam ser vistas pelo empreendedor.
Uma empresa de investimentos é um negócio que requer responsabilidade e planejamento. Afinal, os responsáveis desta empresa têm a vida financeira de seus clientes nas mãos.
Se eles fizerem uma recomendação errada ou se eles não administrarem corretamente o investimento do cliente, isso manchará a reputação da empresa de investimentos.
Portanto, antes de entender como abrir uma empresa de investimentos, é necessário tomar alguns cuidados. Para simplificar, basta seguir o passo a passo a seguir.
Primeiro passo: defina o foco da sua empresa de investimentos
Empresas de investimento podem ter diferentes focos de público-alvo. Elas podem inclusive focarem em profissionais de áreas específicas.
Por exemplo, é possível criar uma empresa de investimentos focada em ajudar médicos. Ou focada em ajudar artistas. Ou mesmo apenas em indicações dos melhores investimentos.
Uma empresa de investimentos pode fazer análises apenas de produtos da renda variável, de produtos da renda fixa ou mesmo ambos, não há limitações.
O tipo de análise que essa empresa de investimento fará, por sua vez, pode ser baseado nos preceitos da análise técnica de investimentos ou na análise fundamentalista.
Enfim, existem vários desdobramentos e variáveis. Se especializar em uma área específica irá ajudar o empresário a como abrir uma empresa de investimentos.
Segundo passo: monte um plano de negócios
O passo seguinte é criar um plano de negócios. É nesse plano de negócios que estarão elencadas e estipuladas todas as informações mais importantes do empreendimento.
Um plano de negócios bem feito pode garantir o sucesso no momento em que o empreendedor estiver planejando como abrir uma empresa de investimentos.
Isso porque neste documento irá conter informações como:
- Análise de mercado: informações valiosas sobre o mercado em que se quer investir, sobre concorrentes, serviços e oportunidades;
- Pano de marketing: um detalhamento completo sobre como o marketing da empresa de investimentos será feito e os seus custos;
- Plano operacional: elenca os dados operacionais sobre a capacidade de atendimento, equipamentos, localização e etc.;
- Plano financeiro: detalha todos os custos operacionais e de investimento que serão necessários para tornar para abrir uma empresa de investimentos;
- Análise estratégica e de cenários: são informações necessárias para tocar os planos da empresa, inclusive durante situações imprevistas.
Terceiro passo: busque qualificação e a autorização da CVM
De acordo com a Instrução CVM 592, para exercer a função de recomendação e aconselhamento de investimentos você precisa, necessariamente, ser um
consultor de investimentos credenciado junto à própria CVM.
Para isso, é preciso cumprir algumas exigências:
- Ser domiciliado no Brasil;
- Ser graduado em um curso superior ou equivalente;
- Ter sido aprovado em um exame de certificação aprovado pela CVM;
- Ter reputação ilibada;
- Não estar inabilitado nem ter sofrido condenação criminal.
Atualmente, são aceitos para a atividade de consultor de investimentos as seguintes certificações:
- CEA e CGA da ANBIMA;
- CFP® da Planejar;
- CNPI da Apimec;
- Level III do CFA;
- Exames 1 e 2 do Final Level do programa de certificação internacional, organizado por membros da ACIIA.
Para conseguir aprovação nesses exames, é necessário possuir um nível elevado de conhecimento do mercado de capitais.
Quarto passo: procure ajuda profissional de uma contabilidade
E o último e terceiro passo sobre como abrir uma empresa de investimentos é buscar auxílio de uma contabilidade ou contador.
O profissional contábil não só é capaz de guiar o empreendedor durante todas etapas da abertura da empresa, como também continuará auxiliando ele com questões fiscais.
Outros dados burocráticos, como as exigências do governo, regime de tributação e etc., são especialidade do profissional contábil.
Isso é claro sem contar o fato de que não precisando se preocupar com essas questões, os responsáveis pela empresa de investimento ficam livres para se focar no que importa.
Razões para abrir uma empresa de investimentos
Uma que você entendeu como abrir uma empresa de investimentos, é o momento de descobrir as razões para se aventurar nessa empreitada.
O principal motivo está relacionado à demanda. Existe muita demanda por serviços financeiros e pessoas querendo entender como investir melhor o próprio dinheiro.
Até porque, se não fosse assim, o Brasil não seria um dos países com o maior número de pessoas endividadas.
Isso só mostra o como a quantidade de gente descuidada com a própria questão financeira é grande. E se por um lado isso é ruim, por outro é uma oportunidade.
Uma empresa de investimento possui muitas formas de atuar em um cenário assim. Não só para ganhar dinheiro, mas também para ajudar as pessoas a ganharem dinheiro.
E uma vez que as pessoas estejam conseguindo lidar melhor com as suas finanças, elas irão fazer investimentos melhores e por conseguinte investir ainda mais.
Por fim, vale ressaltar: saber como abrir uma empresa de investimentos da forma correta é o que de fato fará toda a diferença para o sucesso do negócio.