Novo CNAE para afiliados: como vai ficar tributação dos afiliados em 2021
A Receita Federal definiu um novo CNAE para afiliados, e agora o que o profissional que trabalha no mercado de afiliados precisa saber?
O que muda para os afiliados com a entrada em vigor do novo CNAE? Como vai ficar a tributação com a implantação da novidade?
Neste conteúdo, você vai conferir tudo o que precisa saber em relação a novidade, conte com o apoio do nosso time de especialistas em contabilidade para negócios digitais e fique em dia com o fisco.
Para saber mais, acompanhe este conteúdo até o final ou se preferir, clique em um dos botões abaixo e entre em contato direto com o nosso time de especialistas.
Novo CNAE para afiliados: o que o afiliado precisa saber?
A partir de agora quem trabalha com marketing de afiliados, ou seja, com a venda de ebooks e cursos online em plataformas como Hotmart, Eduzz e Monetizze tem um novo CNAE.
7490-01/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.
Você pode consultar o novo CNAE para afiliados no sistema Concla do IBGE, clicando aqui.
Sendo assim, os profissionais que antes atuavam no CNAE promoção de vendas e no CNAE marketing direto, precisam providenciar a alteração do CNAE ou incluir a nova atividade no CNPJ.
Por que a Receita Federal criou esse novo CNAE para afiliados?
Como já era esperado, com o crescimento das vendas de cursos online, do mercado digital e de infoprodutores, a Receita Federal apertou o cerco.
Afinal, apesar de legais, a venda de produtos como afiliado ainda não contava como uma classificação específica no cadastro nacional de atividades.
Com o novo CNAE intermediação de negócios o fisco espera que dúvidas e divergências sobre a forma correta para apuração do imposto para afiliados sejam extintas.
Vale a pena o afiliado atuar no Simples Nacional ou Lucro Presumido?
Com o novo CNAE para afiliados o que muda na prática em relação a tributação? Vale a pena o afiliado atuar no Simples Nacional ou Lucro Presumido?
Em relação a tributação, empresas que prestam serviços de intermediação de negócios que antes eram tributadas no Anexo III do Simples Nacional, passam a ser tributadas no Anexo V.
Na prática, isso significa um acréscimo da carga tributária dos afiliados, considerando que o Anexo III possui alíquota inicial de 6% contra a alíquota inicial de 15,50% do Anexo V.
Anexo III do Simples Nacional
Anexo V do Simples Nacional
A única exceção à regra é o Fator R, ou seja, empresas que possuem folha de pagamento igual ou superior a 28% do seu faturamento mensal continuam sendo tributadas pelo Anexo III.
Diante das mudanças, o Lucro Presumido ganha força como opção para quem pretende pagar menos impostos, afinal, as alíquotas neste regime variam entre 13,33% a 16,33%.
No entanto, é importante destacar que essa não é uma regra, pois em algumas condições o Simples Nacional permanecerá sendo vantajoso para afiliados.
Para definir o melhor regime tributário com clareza e convicção você precisa de uma contabilidade especializada que faça os cálculos e monte um planejamento tributário completo para garantir economia para o seu negócio.
Procurando um escritório de contabilidade especializado em afiliados e negócios digitais? Conte com a Quero Abrir Empresa!
Como fazer a alteração do CNAE do afiliado?
É importante destacar que com a mudança anunciada pela Receita Federal, os afiliados precisam providenciar a alteração do CNAE das suas empresas.
Mas afinal, como fazer a alteração do CNAE do afiliado, se manter em dia com o fisco e continuar com permissão para exercer suas atividades e emitir notas fiscais?
Você que conta com o time de especialistas em negócios digitais não precisa se preocupar quando o assunto é como fazer a alteração do CNAE.
Conte com o nosso apoio para regularizar e atualizar o cadastro da sua empresa com base na nova atividade.
Aqui no Quero Abrir Empresa você encontra todo o apoio e assessoria que o seu negócio precisa!
Sua empresa ainda não conta com uma contabilidade especializada no mercado digital? Você não foi informado sobre o novo CNAE para afiliados?
Então, pode ser hora de trocar de contador para ficar em dia e evitar problemas com o fisco!
O que faz o profissional do mercado digital?
O mercado digital está em franca expansão no Brasil, democrático, ele oferece espaço para pessoa física (autônomo), pessoa jurídica (PJ) e abrange uma série de profissionais, dentre eles:
- Infoprodutores;
- Gestores de tráfego;
- Social mídia;
- Analistas de SEO;
- Youtubers;
- Dentre outros.
Por sua vez, o novo CNAE para afiliados reafirma a importância e o crescimento deste segmento do mercado.
Você pretende atuar no mercado de afiliados? Conte com uma assessoria contábil especializada, clique em um dos botões abaixo, entre em contato conosco e veja como abrir uma empresa.
Agora, se você já atua neste mercado? Solicite a atualização do seu CNPJ, inclua o novo CNAE para afiliados e fique em dia com o fisco.