Abertura de empresa em endereço residencial para empresas digitais

abertura de empresa em endereço residencial para empresas digitais

Tem dúvidas sobre abertura de empresa em endereço residencial para empresas digitais? Então esse texto é para você!

O primeiro passo para começar seu negócio digital é criar um produto ou um canal no YouTube. Porém, para alcançar o sucesso, youtubers, afiliados e infoprodutores precisam ir além. 

Quando seu negócio começa a crescer, é hora de começar a pensar em abrir sua empresa. Com isso, você pode ter mais facilidade na negociação de contratos. Também poderá pagar menos impostos.

Algumas regras para a abertura de empresa digitais são mais flexíveis. Por exemplo, a possibilidade de fazer abertura de empresa em endereço residencial para empresas digitais.

No texto de hoje, te ajudamos a esclarecer essa questão. Você vai conhecer a Lei da Liberdade Econômica. E entender o que ela significa para seu negócio digital.

Você pode pensar em abrir empresa em sede virtual, pois gera mais segurança e credibilidade.

Também vai entender as regras para condomínios. Ainda vai ter uma dica extra que vai te ajudar e muito no sucesso de seu negócio digital. Você não vai perder, né? Confira!

A Lei da Liberdade Econômica

A lei nº 13.874, de 2019, veio para estabelecer as garantias do livre mercado. Seu grande objetivo é dar liberdade às atividades econômicas.

Também garantem autonomia para o empreendedor. Entre outros benefícios, ela trouxe a permissão para a abertura de empresas digitais em endereço residencial. 

Antes dessa lei, já era comum a abertura de empresas em endereços residenciais, mas não havia um direcionamento federal. Entretanto, cada prefeitura local tinha suas regras para a permissão da atividade no imóvel.

A Lei da Liberdade Econômica veio para resolver essa questão. Ela é muito clara e traz diretrizes importantes para a permissão ou não.

De acordo com ela, é possível abrir empresa no endereço de casa. Mas ela traz a obrigação de seguir regras de condomínio de apartamentos ou casas.

Abertura de empresa em endereço residencial para empresas digitais

Agora que você já conhece a lei, vamos entender como ela se aplica. A verificação da viabilidade da localidade empresarial é um dos primeiros passos. Só depois dessa aprovação deve-se continuar o processo de abertura.

Em primeiro lugar, é necessário fazer um estudo de viabilidade. Ele é feito por meio de uma consulta do IPTU do imóvel na prefeitura local.

Hoje, é possível fazer essa análise de forma digital. Porém, em alguns casos a prefeitura precisa realizar uma vistoria no local.

Este é o caso dos e-commerces. O fiscal precisa avaliar a operação do estoque. Porém, de acordo com a lei, só se pode entrar na residência com ordem judicial.

Por isso, pode acontecer de a prefeitura barrar um e-commerce no endereço residencial. 

Quando a empresa tem apenas produtos digitais e não possui estoque, fica mais fácil. O endereço pode ser apenas um ponto de contato.

Assim, o empreendedor não terá grandes problemas para a aprovação. Tire todas as suas dúvidas sobre a viabilidade do seu negócio.

Abertura de empresa em endereço residencial para empresas digitais –  condomínios de casas ou apartamentos

A lei determina que é necessário seguir a regra da convenção. Ou seja, é a regra do próprio condomínio que determina se pode abrir empresa ali ou não.

Isso porque há casos em que o condomínio é apenas residencial. Ter um negócio ali pode causar transtornos aos demais moradores.

Quando o negócio digital não receberá clientes, a prefeitura normalmente aprova com rapidez. Mas existem prefeituras conectadas aos condomínios que já proíbem no momento da solicitação. Por isso, sempre é necessário consultar junto à prefeitura.

Regras para residências fora de condomínios

Pela lei, se a residência não faz parte de um condomínio, a abertura já está permitida. A não ser que a atividade não seja permitida para abertura em residência. 

Em casos de comércios que receberão pessoas, a prefeitura faz uma avaliação. Ela avalia se há um acesso separado para o negócio.

Isso porque os clientes devem ter acesso por fora da residência. É ideal ter uma garagem para a rua, por exemplo.

Abertura de empresa em endereço residencial para empresas digitais

Todas as atividades do mercado digital podem ser abertas em residências. Só é necessário que as questões que falamos nesse texto sejam levadas em conta.

Agora, afiliados e infoprodutores ou youtubers já conhecem as regras. E nossa dica extra é: tenha uma contabilidade para ajudar no sucesso do seu negócio digital!

Se você precisa regularizar os ganhos na internet, pode falar conosco. O Quero Abrir Empresa pode te ajudar a crescer e ganhar mais dinheiro na internet.

16 Comentários

Comentários estão fechados.

Obrigado! Sua mensagem foi enviada.

Agradecemos pela confiança.
Em breve um consultor entrará em contato.

Empresário Inquebrável