Como abrir uma Clínica odontológica

Abrir uma clínica odontológica é o sonho de muitos dentistas em diferentes etapas de suas carreiras.

Antes de conseguir realizar seu sonho, muitos profissionais precisam passar por estágios, fazer plantões em clínicas odontológicas e atuar como profissionais liberais ou CLT. 

Eles fazem tudo isso sem deixar de lado o objetivo de ter seu próprio negócio e poder atender seus pacientes com excelência.

Mas, engana-se quem pensa que apenas dentistas podem abrir consultórios odontológicos. Qualquer pessoa pode fazer a abertura de empresa na área da saúde.

Para isso, o empreendedor vai precisar de um dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) como responsável técnico para abrir uma sociedade.

Existem mais de 52 mil clínicas de odontologia no Brasil, e se você acredita que chegou o momento de abrir o seu próprio consultório, este guia de como abrir uma clínica odontológica foi feito especialmente para você. Confira!

Botão Whatsapp         

É melhor para o dentista atuar como Profissional Liberal ou  como Pessoa Jurídica?

Devido à obrigatoriedade de registro no Conselho de classe (CRO), o dentista que presta serviços como Pessoa Física é considerado um profissional liberal.

Nesta forma de atuação, o dentista precisa emitir recibos toda vez que presta serviços a algum cliente.

O dentista precisa declarar seus ganhos e pagar seus impostos de acordo com a alíquota do Imposto de Renda Pessoa Física, que varia entre 7,5% e 27,5% de toda a sua renda.

Quando um dentista decide abrir um CNPJ, passa a ter três opções de tributação e pode escolher a que for mais vantajosa para o seu caso.

Então, a alíquota de impostos de um dentista que tem um CNPJ e tributa no Simples Nacional fica entre 6% e 33%. Se ele tributar no Lucro Presumido, a alíquota fica entre 13,33% e 16,33%.

Existe ainda a opção de tributar pelo lucro real, uma tributação menos comum entre as pequenas e médias empresas.

Ao fazer a abertura de empresa, o dentista consegue fazer a emissão de Nota Fiscal sobre os serviços prestados e ainda pagar o menor valor de impostos possível dentro da lei.

Antes de abrir uma clínica odontológica, é preciso definir os serviços a serem oferecidos e conhecer as normas legais

Uma clínica odontológica normalmente oferece diversos serviços: ortodontia, implantes, serviços estéticos e muitos outros.

O empreendedor vai precisar definir quais serviços serão oferecidos em sua clínica. Optar por mais de um serviço pode ajudar a atrair e fidelizar os clientes, além de equilibrar seu caixa.

Para definir a localização da clínica, o empreendedor precisa pensar em dois aspectos: localização estratégica e viabilidade.

É importante que sua clínica seja localizada em um ponto estratégico para poder atrair seu público-alvo.

Depois de escolher o imóvel que atende às suas necessidades, é preciso fazer uma consulta de viabilidade na Prefeitura local para saber se o Regulamento de Zoneamento permite a abertura de clínica odontológica no local pretendido. 

Além disso, é importante solicitar uma avaliação do órgão de Vigilância Sanitária para que seu consultório esteja adequado às normas sanitárias e de higiene impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Por exemplo, a lei resolução RDC nº 50 de 2002 determina o padrão de qualidade e segurança dos serviços de saúde. 

Também há a resolução RDC nº 306 de 2004, que regulamenta a coleta dos resíduos e a Portaria SVS/MS nº 453 de 1998, que regulamenta os serviços radiológicos.

Abertura de Clínica odontológica - Abertura de empresa para dentista

Passo a passo para abrir uma clínica odontológica

Agora, vamos falar sobre como abrir CNPJ para dentista. Como já falamos acima, o primeiro passo é solicitar a análise de viabilidade na Prefeitura local.

Com a viabilidade aprovada, o empreendedor vai precisar elaborar um contrato social. Uma contabilidade especializada no atendimento a dentistas pode te ajudar com isso.

Neste documento, precisam ter as principais informações a respeito do seu consultório:

  • Tipo de empresa  – EIRELI; Sociedade Limitada Unipessoal; Empresário Individual ou sociedades. A mais indicada para quem quer abrir empresa em sociedade é a Sociedade Empresária Limitada. P.S.: dentista não pode abrir MEI.
  • CNAE ou atividade: Use o CNAE 8630-5/04 – Atividade odontológica.
  • Regime Tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
  • Outras definições necessárias: Capital social; Limites do administrador; Lucro contábil; Procedimentos em caso de falecimento de um dos sócios; Divisão de bens em caso de separação da sociedade.

Com o contrato social em mãos, o empreendedor pode dar início à abertura de empresa, com as seguintes etapas:

  1. Registro do Contrato Social na Junta Comercial do estado ou no Cartório das Pessoas Jurídicas;
  2. Registro da empresa na Receita Federal para abrir um CNPJ;
  3. Registro da empresa no INSS;
  4. Registro da empresa no Conselho Regional de Odontologia, que em São Paulo é o CROSP;
  5. Solicitação da Inscrição Municipal na Prefeitura (para empresas de serviços). Atenção: A Inscrição Estadual, emitida pela Secretaria da Fazenda é só para empresas de comércio;
  6. Solicitação do Alvará de Funcionamento na Prefeitura;
  7. Solicitar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB), Licença Sanitária na Anvisa e outras licenças necessárias.

Também é necessário registrar a clínica odontológica no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) da mesma forma que uma clínica médica.

O cadastro deve ser solicitado na Secretaria Municipal de Saúde ou à Secretaria Estadual de Saúde. Confira os critérios para cadastro.

Com uma contabilidade especializada, a abertura de sua clínica odontológica é realizada sem dor de cabeça

Agora que você já sabe como abrir CNPJ para dentista, não precisa deixar de atender seus pacientes para fazer o processo de abertura de empresa.

Você pode contar com uma contabilidade especializada no atendimento a clínicas odontológicas como o Quero Abrir Empresa para te ajudar a abrir seu consultório!

Deixe nossos especialistas cuidarem de todas as etapas da abertura de empresa, incluindo o registro no CRO e solicitação de todas as licenças e alvarás necessários.

Fale agora mesmo com os consultores do Quero Abrir Empresa e garanta o melhor suporte para começar a empreender na área odontológica! 

Botão Whatsapp         

Obrigado! Sua mensagem foi enviada.

Agradecemos pela confiança.
Em breve um consultor entrará em contato.

Empresário Inquebrável
Open chat