Como abrir uma empresa de educação financeira
Como abrir uma empresa de educação financeira e oferecer cursos, palestras e treinamentos relacionados ao assunto?
A educação financeira é uma das temáticas que estão em alta no momento, influenciadores digitais e especialistas em finanças como Gustavo Cerbasi, Aline Soaper, Economirna e alguns outros já fazem grande sucesso e faturam alto nesse mercado.
Você tem habilidades e conhecimento em assuntos relacionados à educação financeira? Pensa em investir nesse mercado?
Veja algumas alternativas para faturar nesse mercado:
- Realize palestras e workshops;
- Monte cursos e treinamentos;
- Produza e venda e-books;
- Crie um canal no Youtube.
Panorama do Mercado de Educação Financeira
De acordo com o Valor Econômico, o número de interessados em aprender mais sobre finanças é crescente no Brasil e em outras partes do mundo.
Com a ajuda da internet, é cada vez maior o número de pessoas que começam a perceber o impacto que a educação financeira pode gerar sobre as suas vidas.
Com alta procura por educadores financeiros, o mercado tem muitos negócios a oferecer para quem pretende investir nesse segmento.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo S&P Ratings Services Global Financial Literacy Survey da divisão de ratings e pesquisas da Standard & Poor’s o Brasil ocupa a 74º no ranking mundial de educação financeira.
A pesquisa ajuda a demonstrar o potencial mercado consumidor dos cursos de educação financeira no país.
Para aqueles que ainda duvidam do momento, basta observar o crescimento recente do número de investidores na Bolsa de Valores.
Segundo a B3, somente em 2020, 1,5 milhão de novos investidores entraram para a Bolsa de Valores, volume que representa um crescimento de 92%.
Com o crescimento, a Bolsa de Valores brasileira fechou o ano de 2020 com 3,2 milhões de investidores contra 1,7 milhão registrados ao final de 2019.
Em 2021, o crescimento continua acelerado e somente nos três primeiros meses do ano mais de 330 mil novos investidores entraram para a Bolsa de Valores no Brasil.
Com a baixa rentabilidade da poupança, o brasileiro tem buscado formas mais atrativas de aplicar o seu dinheiro, oportunidade única para você que está buscando informações sobre como abrir uma empresa de educação financeira.
Como abrir uma empresa de educação financeira: Passo a Passo
Buscando informações sobre como abrir uma empresa de educação financeira? O Quero Abrir Empresas pode ajudar você.
Confira na sequência um passo a passo completo com todas as etapas necessárias para abrir e regularizar a sua empresa de educação financeira.
1.Escolher o modelo de constituição da empresa
Um dos primeiros passos para você que chegou até aqui, buscando informações sobre como abrir uma empresa de educação financeira, diz respeito à escolha do modelo de constituição do negócio.
O ordenamento jurídico brasileiro prevê uma série de alternativas e modelos para constituição de empresas, dentre as quais podemos destacar:
- MEI – Microempreendedor Individual;
- EI – Empresário Individual;
- EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada;
- S/A – Sociedade Anônima;
- Sociedade Simples Limitada;
- Sociedade Limitada Unipessoal.
- Sociedade Empresária LTDA
A escolha do melhor modelo de constituição empresarial leva em consideração fatores como faturamento, número de sócios e atividades a serem desenvolvidas.
Mas, não se preocupe, o time de regularização empresarial do Quero Abrir Empresa vai prestar toda a orientação e assessoria que você precisa para escolha do melhor modelo de constituição para a sua empresa de educação financeira.
2.Escolher o regime tributário da empresa
Continuando o nosso passo a passo sobre como abrir uma empresa de educação financeira, é hora de escolher o regime tributário.
No geral, empresas de educação financeira são tributadas pelo Simples Nacional ou então pelo Lucro Presumido.
O Simples Nacional é destinado a empresas que faturam até R$ 4,8 milhões anuais, enquanto que o Lucro Presumido atende empresas com faturamento de até R$ 78 milhões anuais.
Vale destacar, que apesar dos tetos de cada regime tributário, cabe à empresa definir qual o mais benéfico e econômico para as suas atividades.
Para saber mais sobre a escolha do regime tributário ideal para o seu negócio, clique aqui ou entre em contato conosco e conte com a assessoria do nosso time de especialistas.
3.Registrar a empresa na Junta Comercial
Após definir o modelo de constituição e o regime tributário da empresa de educação financeira, é hora de providenciar o seu registro na Junta Comercial do Estado.
A Junta Comercial é o órgão responsável por iniciar o processo de registro e regularização das empresas.
Após o registro na Junta Comercial, a empresa de educação financeira receberá o NIRE, um número composto por 11 dígitos que indicam o Modelo de Constituição da empresa e o seu estado de atuação.
Vale destacar que o NIRE é um documento obrigatório para emissão do CNPJ, ou seja, para a próxima etapa do nosso passo a passo sobre como abrir uma empresa de educação financeira.
4.Solicitar a emissão do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas
Após o registro na Junta Comercial, podemos avançar mais uma etapa em nosso passo a passo sobre como abrir uma empresa de educação financeira.
Com o registro na Junta Comercial e o NIRE em mãos, é hora de solicitar a emissão do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.
Obrigatório para todas as empresas, o CNPJ é emitido pela Receita Federal do Brasil.
5.Emissão da Inscrição Estadual
Sua empresa de educação financeira prestará apenas serviços, como consultoria e treinamentos ou também venderá produtos?
Muitas empresas de educação financeira vendem produtos como livros, apostilas e e-books, para essas empresas, é necessário solicitar uma Inscrição Estadual.
A Inscrição Estadual é um documento obrigatório, emitido pela Secretaria Estadual de Fazenda para empresas que comercializam produtos e são contribuintes de ICMS.
6.Emissão da Inscrição Municipal e do Alvará de Funcionamento
Para finalizar o nosso passo a passo sobre “Como abrir uma empresa de educação financeira”, será preciso solicitar à prefeitura do seu município, a emissão da Inscrição Municipal e do Alvará de Funcionamento.
A Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento são documentos essenciais para que a empresa possa entrar em funcionamento e emitir notas fiscais de serviço.
Aproveite as oportunidades do mercado de educação financeira e empreenda. Monte o seu próprio negócio.
Deseja saber mais sobre como abrir uma empresa de educação financeira? Clique em um dos links abaixo e entre em contato conosco: