Contabilidade para Pet Shop

Contabilidade para Pet Shop - mulher um homem com cachorro

Contabilidade para Pet Shop, confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

As pessoas e os animais nutrem uma relação milenar de parceria. Desde os primórdios da humanidade o homem sempre se relacionou com os animais.

Hoje, a cultura de criar animais de estimação continua mais viva do que nunca. Na realidade, o mercado de Pet Shops vem crescendo no mundo e no Brasil, mesmo na crise.

Por isso, investir em um Pet Shop pode ser um excelente negócio. No entanto, é necessário se ater a alguns detalhes, como por exemplo, questões contábeis.

Neste artigo você irá descobrir tudo que você precisa saber sobre Contabilidade para Pet Shop, de forma simples e prática. Se quiser falar direto com nossos consultores especializados, é só chamar. 

Botão Whatsapp         

 

O mercado de Pet Shop

Por fim, não podemos falar sobre Gestão contábil para Pet Shop sem entender o mercado de Pet Shops. Em números, esse setor vem crescendo mesmo em meio a pandemia.

A título de comparação, os Estados Unidos dominam 50% do mercado mundial de Pet Shops, já o Brasil, que chegou recentemente na segunda posição, abarca apenas 6,4%.

É previsto que até 2025 o mercado brasileiro de Pet Shop e serviços para animais em geral cresça quase 50%. O que mostra o interesse brasileiro em bichinhos de estimação.

Outro dado interessante é em relação ao tipo de animal de estimação que o brasileiro prefere criar. De acordo com o senso de 2018, os números são os seguintes:

  • Cães: 54 milhões;
  • Aves: 40 milhões;
  • Gatos: 23 milhões;
  • Peixes: 19 milhões;
  • Outros animais: 2,3 milhões.

Ou seja, os cães são a preferência nacional. E o que não é de se surpreender quando observamos a quantidade de itens destinados a esses animais ou como eles são tratados.

Cachorros são vistos muitas vezes como membros legítimos de uma família, e seus donos sofrem e ficam felizes com eles. Sem contar que são considerados os animais mais leais.

Muitos lares inclusive possuem muito mais do que apenas um cão. O que talvez explique o número tão grande da população destes animais no Brasil.

O que faz uma Contabilidade para Pet Shop?

As questões burocráticas, administrativas, fiscais e contábeis podem tomar muito tempo do administrador de um Pet Shop. E se ele não for organizado, ele não dará conta.

No pior dos casos, ele terá que alocar tempo e recursos para cuidar de uma área a qual ele não entende muito bem e, sendo assim, propenso a cometer erros.

Neste sentido, uma Contabilidade para Pet Shop é a solução perfeita para o empreendedor desse tipo de negócio.

E isso é particularmente verdade porque uma contabilidade especializada no mercado Pet irá tirar das mãos do empreendedor todo o trabalho que ele teria com:

  • Escrituração contábil e fiscal;
  • Problemas relacionados a legalização do negócio;
  • Análises financeiras importantes para tomadas de decisão;
  • Questões administrativas, dependendo da contabilidade.

Com estes problemas encaminhados para profissionais confiáveis e competentes, os empreendedores de um Pet Shop podem então se concentrar no seu negócio de fato.

Vale lembrar que são as contabilidades as mais indicadas para dar início ao processo de abertura de empresa e enquadramento de regime tributário de um Pet Shop.

 

Botão Whatsapp         

 

 

Contabilidade para Pet Shop e o Regime Tributário

Uma das principais funções de uma Contabilidade para Pet Shop, como já mencionamos, é o auxílio que ela presta para ajudar a Pet Shop a se enquadrar no melhor regime tributário.

E isso é importante porque no Brasil existem três principais regimes tributários no qual uma empresa pode se enquadrar. São eles:

E cada um destes regimes tributários apresenta suas características, exigências e recomendações. O contador é o profissional indicado para averiguar qual a melhor opção.

Um enquadramento errado, por exemplo, pode fazer com que a Pet Shop acabe pagando muito mais imposto do que o necessário, o que, por sua vez, afetaria seu fluxo de caixa.

Por isso é tão importante procurar serviços contábeis especializados em atender um Pet Shop, pois eles já compreendem como funciona o mercado e as dores desse negócio.

E justamente por estarem habituados a atender Pet Shops, esse tipo de contabilidade consegue oferecer serviços mais focados e mais econômicos.

Contabilidade e os custos para gerir um Pet Shop

Desde a criação do negócio até o seu pleno funcionamento, a Pet Shop possui gastos que precisam ser considerados e muito bem calculados pelos seus empresários.

É claro que uma Contador especializado para Pet Shop servirá de uma ajuda inestimável nesse sentido, inclusive podendo auxiliar o empresário até a organizar o seu investimento.

Ter um plano de negócios, por outro lado, é algo fundamental para quem quer iniciar qualquer negócio, mesmo um Pet Shop.

Todavia, em relação a um Pet Shop, é possível presumir que os principais gastos serão nas seguintes áreas:

  • Aluguel do ponto comercial: porque todo Pet Shop precisa ter um atendimento físico, mesmo possuindo um site;
  • Reforma da loja: é necessário tornar o espaço o mais convidativo possível para donos de animais e seus animais;
  • Investimentos de marketing: nenhum negócio pode prosperar e começar a se tornar lucrativo sem o investimento apropriado em marketing;
  • Estoque inicial: porque toda Pet Shop vende produtos para animais, entre acessórios, rações e brinquedos;
  • Equipamentos e mobiliário: dependendo dos serviços que o Pet Shop presta, ele também vai precisar certos equipamentos;
  • Impostos e taxas: nenhum empreendimento está isento de pagar impostos e demais taxas, o que é algo que uma assessoria contábil para Pet Shop auxiliar muito;
  • Capital de giro: todo negócio precisa ter um capital de giro que vai sustentá-lo no começo antes que de fato comece a ser lucrativo.

Isso sem contar os honorários com uma contabilidade, tanto pelos serviços prestados mensalmente, quanto pelos custos do trâmite para a abertura da empresa.

Um bom planejamento financeiro evita muitas dores de cabeça aos empreendedores. E por sorte uma Contabilidade para Pet Shop pode servir de grande para este planejamento.

Vale lembrar que apesar do mercado de Pet Shop ser altamente promissor, um empresário do ramo não pode negligenciar a importância de uma gestão contábil eficiente para Pet Shop para que seu empreendimento tenha sucesso.

Botão Whatsapp         

 

 

Obrigado! Sua mensagem foi enviada.

Agradecemos pela confiança.
Em breve um consultor entrará em contato.

Empresário Inquebrável
Open chat