Como abrir uma empresa de empréstimo consignado- Mãos segurando dinheiro

O mercado de crédito no Brasil é uma área cheia de oportunidades. Para usufruir disso, muitos se perguntam como abrir uma empresa de empréstimo consignado.

Isso porque o empréstimo consignado tem muitas vantagens e garantias que outras espécies de crédito não são capazes de oferecer por serem mais negociáveis.

Por outro lado, é também verdade que a maioria dos brasileiros já está endividada. Então, é necessário tomar muito cuidado antes de sair oferecendo empréstimos às pessoas.

O que é empréstimo consignado?

Antes de explicar como abrir uma empresa de empréstimo consignado, primeiramente é importante entender o que é o empréstimo consignado.

Essa modalidade de crédito é diferente das que são tradicionalmente oferecidas por bancos ou outras instituições financeiras e de crédito, possuindo vantagens e desvantagens.

As principais características do empréstimo consignado, são:

  • Desconto automático na folha de pagamento, aposentadoria ou benefício do INSS;
  • Taxas de juros reduzidas e parcelamento bastante prolongado;
  • Indicado principalmente para funcionários públicos, pensionistas ou aposentados.

Também é importante ressaltar que o desconto é feito automaticamente na fonte pagadora e não existe margem para renegociação caso aconteça um imprevisto.

Portanto, um funcionário que é demitido do seu emprego, mas ainda possui um empréstimo consignado a quitar, continuará com a dívida, mesmo não tendo mais renda.

No ato da rescisão, ele será descontado até 30%, como uma forma de amortizar o débito. Não é um empréstimo recomendado para quem tem uma renda instável. 

Por outro lado, se o proponente não estiver exposto a imprevistos financeiros de suas fontes pagadores, o empréstimo consignado é uma opção muito vantajosa.

Portanto, quem quer entender como abrir uma empresa de empréstimo consignado, deve ter esse conhecimento na ponta da língua. 

Botão Whatsapp         

 

O que é uma empresa de empréstimo consignado?

Uma empresa de empréstimo consignado, também chamada de financeira, é uma empresa especializada em oferecer linhas de crédito a pessoas físicas, em especial.

É possível traçar um paralelo com os bancos tradicionais, que também ofertam crédito, no entanto, de forma diferente e com condições diferentes.

Uma empresa de empréstimo consignado pode representar um ou mais bancos, oferecendo outros tipos de crédito, além do consignado. Apesar de este ser o principal.

Uma empresa especializada em empréstimo consignado também oferece condições melhores que os bancos, de forma geral. Sendo assim mais atrativas.

O empresário que quer entender como abrir uma empresa de empréstimo consignado também precisa saber que esta pode oferecer outros serviços, como:

  • Sugerir a abertura de conta bancária em um dos bancos que ela representa;
  • Receber pagamento de cobranças diversas;
  • Efetuar análise de crédito do proponente ao empréstimo;
  • Oferecer alguns tipos de investimentos;
  • Dentre outros serviços possíveis.

Enfim, uma empresa de empréstimo consignado é um empreendimento que pode ajudar indivíduos de diversas formas diferentes.

Como abrir uma empresa de empréstimo consignado: passo a passo

Após entender o que é empréstimo consignado e o que é uma empresa de empréstimo consignado, veja agora como abrir uma empresa de empréstimo consignado.

Para tornar esse conhecimento mais simples, vamos resumir esse passo a passo para abrir uma empresa de empréstimo consignado em três passos. São eles:

  • Definição do modelo de negócios;
  • Início dos processos burocráticos e jurídicos relacionados;
  • Consolidação de parcerias.

Agora vamos explicá-los mais a fundo.

Botão Whatsapp         

 

Primeiro passo: modelo de negócio

O primeiro passo que o empresário deve tomar para aprender a como abrir uma empresa de empréstimo consignado corretamente, é a definição do modelo de negócios.

Em outras palavras, é necessário definir de antemão se a empresa de empréstimo consignado atenderá clientes pessoalmente, à distância ou ambos.

Caso decida atender somente à distância é possível trabalhar em home office, ou seja, no conforto de sua casa. E neste caso existem duas alternativas: 

  • O empresário pode solicitar a um parceiro comercial acesso ao seu sistema e a base de clientes e trabalhar para ele. As possibilidades de faturamento são limitadas.
  • É possível trabalhar por conta própria, fazendo isso de uma sala alugada ou no escritório em casa. O que nem sempre é fácil sem uma estrutura grande por trás.

Essa decisão também implica em definir se essa empresa de empréstimo consignado será uma marca nova no mercado ou uma franquia.

Segundo passo: abertura de empresa

Depois que o empresário definiu o modelo de negócio e se planejou bem, agora ele precisará abrir uma empresa e conseguir seu CNPJ

O profissional mais indicado para auxiliá-lo com isso é o contador. É ele quem tem a expertise e sabe sobre como abrir uma empresa de empréstimo consignado corretamente.

Porque, além das questões jurídicas relacionadas ao contrato social, prefeitura, taxas, impostos, regime tributário, ele também pode ajudar quanto ao planejamento financeiro.

Vale lembrar que, independente da empresa que um empresário esteja querendo abrir, ter um plano de negócios bem estruturado pode fazer toda a diferença.

Por fim, é importante destacar que interessados em abrir uma empresa de empréstimo consignado devem ficar atentos às diretrizes da Portaria nº 309, de 30 de novembro de 1959 do Ministério da Fazenda.

A Portaria em questão regula a constituição, o funcionamento e as atribuições das sociedades de crédito, financiamento e de investimento e institui regime de fiscalização.

Dentre os pontos de destaque está a necessidade de autorização do Ministério da Fazenda, atual Ministério da Economia, para funcionamento e a constituição como Sociedade Anônima:

“II – As sociedades de que trata esta Portaria se organizarão sob a forma anônima, e observarão, nos atos preliminares de sua constituição…”

“XI – As sociedades de crédito e financiamento, as de investimento e as de tipo misto dependem de autorização do Ministro de Estado dos Negócios da Fazenda para funcionar…”

Terceiro passo: parcerias

Com a empresa aberta e devidamente regularizada, é hora de firmar parcerias. Seja para trabalhar como representante de uma marca ou para a sua própria empresa.

E um dos maiores desafios que um empresário enfrenta durante os trâmites de como abrir uma empresa de empréstimo consignado são justamente as parcerias.

Isso porque existem inúmeros bancos e agentes financeiros, e isso faz com que a concorrência acabe sendo bastante acirrada.

Essa concorrência, por sua vez, faz com que os bancos não aceitem qualquer um que esteja querendo atuar como parceiro. Então existe uma análise antes da aprovação.

Empréstimo consignado e outros tipos de crédito

Por fim, depois de já ter entendido como abrir uma empresa de empréstimo consignado, é bom se certificar de que o empresário sabe a diferença deste empréstimo para os outros.

Empréstimos bancários, geralmente, possuem taxas maiores de juros, precisam ser pagos em um espaço menor de tempo e muitas vezes necessitam de um colateral.

Este colateral, por sua vez, pode se tratar de um bem que vai servir de garantia quanto a existência de recursos financeiros para quitar as parcelas do empréstimo.

Alguns tipos de empréstimos comuns:

  • Crédito pessoal;
  • Crédito estudantil ou universitário;
  • Crédito habitacional;
  • Crédito automotivo;
  • Crédito consolidado;
  • Antecipação de 13º salário.

Cada um destes empréstimos serve um propósito e possui um público-alvo diferente. Uma boa empresa de empréstimo consignado sabe qual é a melhor opção para cada indivíduo. 

Precisando de abrir uma empresa ou de contabilidade?

Botão Whatsapp         

 

Obrigado! Sua mensagem foi enviada.

Agradecemos pela confiança.
Em breve um consultor entrará em contato.

Empresário Inquebrável
Open chat