Gestão financeira e Contabilidade para Empreendedores Digitais

Gestão financeira e contabilidade para empreendedores digitais, são duas áreas importantíssimas para a gestão de negócios.

As duas áreas são relacionadas. Elas são responsáveis por cuidar da parte financeira das empresas. Mas, cada uma tem a função de cuidar de um aspecto diferente do negócio, e isso pode gerar dúvidas aos empreendedores digitais.

Fizemos esse texto para que você tenha informações que te ajudem a entender a função de cada área e a importância das duas para seu negócio. Por isso, não deixe de ler até o fim! 

Mas, se ficar com alguma dúvida, pode falar com os consultores do Quero Abrir Empresa, que estão prontos para te ajudar a qualquer momento.

Tire Agora sua Dúvidas Fale Agora com Nossos Especialistas

Por que o empreendedor precisa cuidar da gestão financeira e da contabilidade?

O principal objetivo de quem começa um negócio é crescer, ter sucesso e ganhar dinheiro.

Porém, a parte financeira é uma das áreas mais delicadas da empresa e a falta de cuidado com as finanças é um dos principais motivos pelos quais as empresas quebram.

Por isso, o empreendedor que quer ter sucesso precisa conhecer e contar com o auxílio de profissionais capacitados para cuidarem da gestão financeira e fazerem a contabilidade do seu negócio.

Você sabia que, com exceção das MEIs, todas as empresas são obrigadas por lei a manterem uma escrituração contábil de seu negócio?

Pois é, as empresas são obrigadas a terem um sistema contábil. Mas, muito além da obrigação, a contabilidade tem um papel importantíssimo.

Ela ajuda o empreendedor a conhecer a realidade de sua empresa e de permitir que planeje o crescimento do negócio.

Vamos entender um pouco mais do papel dessas duas importantes áreas na gestão de uma empresa.

Quais as atribuições de cada área?

A gestão financeira é uma combinação de processo, foco e disciplina na área financeira, que tem o objetivo de controlar os recursos financeiros da sua empresa para que sejam usados da melhor forma.

Fazer a gestão financeira é sinônimo de cuidar das seguintes questões: 

  • administração de pagamentos, 
  • controle e análise de contas a receber, 
  • gestão de tributos, 
  • elaboração e controle de fluxo de caixa, 
  • análise de saldos bancários, 
  • bem como o registro de entradas e saídas.

Por meio desse controle, é possível definir indicadores de desempenho financeiro e gerar relatórios financeiros.

Com isso, é possível auxiliar na tomada de decisões e auxiliar na administração do orçamento, identificando oportunidades de investimentos.

Por outro lado, a função da contabilidade é medir toda a relação patrimonial de uma empresa, inclusive aquela que não está ligada diretamente à questão financeira.

Depreciação de bens e aparelhos, e provisões de impostos, de férias e décimo terceiro são alguns exemplos de questões geridas pela contabilidade e que não são explícitas na gestão financeira.

Ter uma contabilidade estruturada é essencial, pois o cálculo de todas essas questões é essencial para chegar ao real lucro contábil da empresa.

A importância da contabilidade para empreendedores digitais

A contabilidade registra todas as informações da empresa. Inclusive coisas que ainda não aconteceram são registradas, como as despesas que ainda não foram pagas.

Esse registro é importante porque nem sempre o dinheiro que você tem no caixa, que é registrado pela gestão financeira, está disponível para que você o movimente com isenção de imposto de renda.

O empreendedor digital só saberá disso quando tiver a informação contábil. Por isso, é muito importante que gestão financeira e contabilidade sejam conciliadas e que andem juntas. 

Outra dica é: só distribuir o dinheiro da empresa entre os sócios depois do fechamento do balancete mensal, independente se há dinheiro disponível na conta ou não. Isso evita que haja erros e prejuízos para o negócio.

Gestão financeira e contabilidade para empreendedores digitais

Se você estiver começando sua jornada como empreendedor digital ou mesmo se já estiver nesse ramo há algum tempo, você pode contar com o auxílio de uma das principais empresas de contabilidade, que auxilia os negócios digitais com estratégias para seu crescimento.

Essa empresa é o Quero Abrir Empresa, uma contabilidade que cuida da gestão financeira, contabilidade, tributação e legalização da sua empresa.

O foco do Quero Abrir Empresa é ajudar o empreendedor digital em tudo o que ele precisa para que ele possa focar na produção de seus conteúdos e desenvolver seu negócio. 

Não perca tempo e entre em contato com nossos consultores para garantir as melhores soluções em gestão financeira e contabilidade para o seu negócio! 

Tire Agora sua Dúvidas Fale Agora com Nossos Especialistas

4 Comentários

Comentários estão fechados.

Obrigado! Sua mensagem foi enviada.

Agradecemos pela confiança.
Em breve um consultor entrará em contato.

Empresário Inquebrável
Open chat