Contrato de coprodução: relação em expert x agência de lançamento

contrato de coprodução - cliente assinado com a agência de lançamentos

No mundo dos negócios a relação de trabalho entre duas ou mais partes precisa estar muito bem estabelecida, logo, não poderia ser diferente nas relações de coprodução, por isso, abordaremos a importância do contrato de coprodução.

E a única forma de estabelecer as responsabilidades de todos os envolvidos em uma relação de trabalho com garantias, é por meio de um contrato.

Neste artigo, no entanto, nós iremos focar no contrato de coprodução, que é uma modalidade de contrato muito utilizada por quem trabalha no meio digital da internet como afiliados, infoprodutores e co-produtores.

Botão Whatsapp         

Conceito do contrato de coprodução

Diferentemente de um contrato tradicional utilizado pela maioria das empresas para se relacionar com seus empregados, o contrato de coprodução tem algumas diferenças.

Primeiramente, não trata-se de um contrato que estipula os serviços de uma parte para a outra visando apenas uma contrapartida financeira pré-estabelecida mensalmente.

Não que não possa ser dessa forma, mas este tipo de contrato é mais comumente utilizado para prever uma relação em que ambas as partes podem se beneficiar dos lucros.

Geralmente, estipula-se uma margem de porcentagem a que cada uma das partes terá direito de receber uma vez que o objeto do contrato esteja concluído ou em execução.

Também é interessante notar que a vigência de um contrato como esse pode ser menor que a de um contrato tradicional, sendo atrelado a performance do objeto do contrato.

E a palavra performance é importante, pois, geralmente os contratos de coprodução são utilizados por quem trabalha com serviços e produtos exclusivamente na internet.

Alguns exemplos de profissionais que podem usufruir de contratos de coprodução:

  • Infoprodutor: aquele que cria um produto digital, como e-book, curso e etc, e de fato detém os direitos autorais por este;
  • Gestor de tráfego: é operador das campanhas de marketing e quem entende das métricas e das configurações necessárias para as propagandas;
  • Agência de lançamento: uma empresa que pode se responsabilizar por todas as partes do infoproduto, dependendo do que foi acordado.
Abertura de empresa homem foguete verde

Quais os benefícios de um contrato?

Uma vez entendendo o que se trata um contrato de coprodução, é importante ressaltar os pontos a respeito do porquê estabelecer uma relação contratual é tão importante.

A começar pela os direitos e deveres de cada parte. É fundamental que cada pessoa dentro da relação saiba quais são as suas responsabilidades e que isso esteja escrito.

Quando as minúcias de uma relação profissional estão bem estabelecidas, as partes que descumprirem o que foi combinado, podem não só reclamar, mas também acionar a justiça.

Na prática é exatamente isso que o contrato faz, ele assegura a validade jurídica de um acordo entre as partes. Uma validade jurídica respaldada pela justiça e o governo.

Inclusive, um bom contrato estabelece em suas cláusulas as consequências do descumprimento de deveres e obrigações acordados previamente.

Consequências estas que são muitas vezes convertidas em multas a serem pagas ou mesmo a revogação de direitos estabelecidos na relação.

Portanto, independente dos valores envolvidos, grandes ou pequenos, na relação comercial entre duas ou mais partes, a consumação da relação em um contrato é imprescindível.

Tipos de contrato de coprodução

Agora que você já sabe o que é um contrato de coprodução e a importância de um contrato bem amarrado, vamos falar sobre as variantes deste tipo de acordo contratual.

A princípio, existem três tipos principais de contrato para coprodutores:

  • De prestação de serviços;
  • Que estabelece uma parceria;
  • Trata da aquisição de produto.

Antes, no entanto, é importante lembrar que todo contrato é definido de forma individual e personalizada, celebrando as exigências próprias das pessoas envolvidas no projeto.

Claro, é sempre bom seguir algum modelo. No entanto, salvo o caso de cláusulas abusivas que invalidam o acordo, cada contrato é estabelecido com condições específicas.

Portanto, é muito importante que todos os envolvidos estejam de acordo com a redação do texto antes de assinarem o contrato. Agora vamos falar dos tipos mais a fundo.

Prestação de serviços

Em um contrato de prestação de serviços, o infoprodutor faz a contratação de um profissional, (agência de lançamento) e esta formula uma estratégia de lançamento.

Essa agência ou profissional também pode desenvolver outros produtos específicos, mas as atividades de divulgação e venda ficam a cargo do infoprodutor.

Neste tipo de relação, os investimentos são todos do infoprodutor, sendo a agência remunerada em relação ao lucro do lançamento com percentual definido entre as partes.

Contrato de parceria

Por sua vez, em um contrato de parceria, o infoprodutor divide as responsabilidades com a outra parte que está contribuindo para viabilizar o produto.

Nesse caso, os custos e os lucros são divididos entre as partes, com base no percentual a ser definido entre elas. 

Ex.: 50% do infoprodutor e 50% da agência de lançamento ou 70% do infoprodutor e 30% da agência de lançamento.

Vale aconselhar que, apesar dessa estrutura de parceria as partes envolvidas precisam estar muito bem conscienciosas a respeito do que cada uma deve fazer dentro do projeto.

Contrato de aquisição de infoproduto

Por fim, temos o contrato de aquisição de infoproduto, em que uma agência de lançamento resolve adquirir um infoproduto pronto e se encarrega de custear sua divulgação e distribuição.

Nesse modelo de negócios, a maior parte dos lucros costuma ficar com a agência, no entanto, os valores também são definidos entre as partes.

Contabilidade pessoas quebra cabeças azul  

Contrato de coprodução e contabilidade especializada

Para concluir, não podemos deixar de falar a respeito das contabilidades especializadas em atender os produtores de conteúdo digital

É muito importante que o infoprodutor procure auxílio de contabilidades especializadas no nicho, pois elas entendem do mercado e das dores destes profissionais.

Uma contabilidade tradicional, por exemplo, que não atende empresas online, muito provavelmente nem conheceria as plataformas de distribuição de conteúdo digital como a Hotmart, Monetizze, Eduzz, Kiwify e outras.

Isso sem contar que uma contabilidade especializada em infoprodutores e empresas digitais vai acabar sendo capaz de oferecer um serviço muito mais veloz e de qualidade.

E quando for necessário estabelecer um contrato de coprodução, essa contabilidade será capaz de auxiliar as partes de forma que elas estabeleçam a melhor relação possível.

O que é o tipo de expertise que uma contabilidade tradicional não possui e, por isso, sendo incapaz de agregar valor ao empreendedor do ramo digital.

Botão Whatsapp         

Obrigado! Sua mensagem foi enviada.

Agradecemos pela confiança.
Em breve um consultor entrará em contato.

Empresário Inquebrável
Open chat