Contrato de coprodução: relação em expert x agência de lançamento

contrato de coprodução - cliente assinado com a agência de lançamentos

No mundo dos negócios a relação de trabalho entre duas ou mais partes precisa estar muito bem estabelecida, logo, não poderia ser diferente nas relações de coprodução, por isso, abordaremos a importância do contrato de coprodução.

E a única forma de estabelecer as responsabilidades de todos os envolvidos em uma relação de trabalho com garantias, é por meio de um contrato.

Neste artigo, no entanto, nós iremos focar no contrato de coprodução, que é uma modalidade de contrato muito utilizada por quem trabalha no meio digital da internet como afiliados, infoprodutores e co-produtores.

Conceito do contrato de coprodução

Diferentemente de um contrato tradicional utilizado pela maioria das empresas para se relacionar com seus empregados, o contrato de coprodução tem algumas diferenças.

Primeiramente, não trata-se de um contrato que estipula os serviços de uma parte para a outra visando apenas uma contrapartida financeira pré-estabelecida mensalmente.

Não que não possa ser dessa forma, mas este tipo de contrato é mais comumente utilizado para prever uma relação em que ambas as partes podem se beneficiar dos lucros.

Geralmente, estipula-se uma margem de porcentagem a que cada uma das partes terá direito de receber uma vez que o objeto do contrato esteja concluído ou em execução.

Também é interessante notar que a vigência de um contrato como esse pode ser menor que a de um contrato tradicional, sendo atrelado a performance do objeto do contrato.

E a palavra performance é importante, pois, geralmente os contratos de coprodução são utilizados por quem trabalha com serviços e produtos exclusivamente na internet.

Alguns exemplos de profissionais que podem usufruir de contratos de coprodução:

  • Infoprodutor: aquele que cria um produto digital, como e-book, curso e etc, e de fato detém os direitos autorais por este;
  • Gestor de tráfego: é operador das campanhas de marketing e quem entende das métricas e das configurações necessárias para as propagandas;
  • Agência de lançamento: uma empresa que pode se responsabilizar por todas as partes do infoproduto, dependendo do que foi acordado.

Quais os benefícios de um contrato?

Uma vez entendendo o que se trata um contrato de coprodução, é importante ressaltar os pontos a respeito do porquê estabelecer uma relação contratual é tão importante.

A começar pela os direitos e deveres de cada parte. É fundamental que cada pessoa dentro da relação saiba quais são as suas responsabilidades e que isso esteja escrito.

Quando as minúcias de uma relação profissional estão bem estabelecidas, as partes que descumprirem o que foi combinado, podem não só reclamar, mas também acionar a justiça.

Na prática é exatamente isso que o contrato faz, ele assegura a validade jurídica de um acordo entre as partes. Uma validade jurídica respaldada pela justiça e o governo.

Inclusive, um bom contrato estabelece em suas cláusulas as consequências do descumprimento de deveres e obrigações acordados previamente.

Consequências estas que são muitas vezes convertidas em multas a serem pagas ou mesmo a revogação de direitos estabelecidos na relação.

Portanto, independente dos valores envolvidos, grandes ou pequenos, na relação comercial entre duas ou mais partes, a consumação da relação em um contrato é imprescindível.

Tipos de contrato de coprodução

Agora que você já sabe o que é um contrato de coprodução e a importância de um contrato bem amarrado, vamos falar sobre as variantes deste tipo de acordo contratual.

A princípio, existem três tipos principais de contrato para coprodutores:

  • De prestação de serviços;
  • Que estabelece uma parceria;
  • Trata da aquisição de produto.

Antes, no entanto, é importante lembrar que todo contrato é definido de forma individual e personalizada, celebrando as exigências próprias das pessoas envolvidas no projeto.

Claro, é sempre bom seguir algum modelo. No entanto, salvo o caso de cláusulas abusivas que invalidam o acordo, cada contrato é estabelecido com condições específicas.

Portanto, é muito importante que todos os envolvidos estejam de acordo com a redação do texto antes de assinarem o contrato. Agora vamos falar dos tipos mais a fundo.

Prestação de serviços

Em um contrato de prestação de serviços, o infoprodutor faz a contratação de um profissional, (agência de lançamento) e esta formula uma estratégia de lançamento.

Essa agência ou profissional também pode desenvolver outros produtos específicos, mas as atividades de divulgação e venda ficam a cargo do infoprodutor.

Neste tipo de relação, os investimentos são todos do infoprodutor, sendo a agência remunerada em relação ao lucro do lançamento com percentual definido entre as partes.

Contrato de parceria

Por sua vez, em um contrato de parceria, o infoprodutor divide as responsabilidades com a outra parte que está contribuindo para viabilizar o produto.

Nesse caso, os custos e os lucros são divididos entre as partes, com base no percentual a ser definido entre elas. 

Ex.: 50% do infoprodutor e 50% da agência de lançamento ou 70% do infoprodutor e 30% da agência de lançamento.

Vale aconselhar que, apesar dessa estrutura de parceria as partes envolvidas precisam estar muito bem conscienciosas a respeito do que cada uma deve fazer dentro do projeto.

Contrato de aquisição de infoproduto

Por fim, temos o contrato de aquisição de infoproduto, em que uma agência de lançamento resolve adquirir um infoproduto pronto e se encarrega de custear sua divulgação e distribuição.

Nesse modelo de negócios, a maior parte dos lucros costuma ficar com a agência, no entanto, os valores também são definidos entre as partes.

Contrato de coprodução e contabilidade especializada

Para concluir, não podemos deixar de falar a respeito das contabilidades especializadas em atender os produtores de conteúdo digital

É muito importante que o infoprodutor procure auxílio de contabilidades especializadas no nicho, pois elas entendem do mercado e das dores destes profissionais.

Uma contabilidade tradicional, por exemplo, que não atende empresas online, muito provavelmente nem conheceria as plataformas de distribuição de conteúdo digital como a Hotmart, Monetizze, Eduzz, Kiwify e outras.

Isso sem contar que uma contabilidade especializada em infoprodutores e empresas digitais vai acabar sendo capaz de oferecer um serviço muito mais veloz e de qualidade.

E quando for necessário estabelecer um contrato de coprodução, essa contabilidade será capaz de auxiliar as partes de forma que elas estabeleçam a melhor relação possível.

O que é o tipo de expertise que uma contabilidade tradicional não possui e, por isso, sendo incapaz de agregar valor ao empreendedor do ramo digital.

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