Três passos para quem vai abrir empresa
Existem três passos para quem vai abrir empresa que o empreendedor precisa ter sempre em mente para entender como prosseguir com a abertura de sua empresa.
O texto de hoje é para quem já tem um MEI ou é autônomo ou profissional liberal e precisa legalizar seu negócio.
Também para o empreendedor do mercado digital ou qualquer mercado que quer fazer a abertura de empresa.
Vamos te explicar os três passos para quem vai abrir empresa e te dar dicas essenciais para você alcançar o sucesso do seu negócio. Confira!
Três passos para quem vai abrir empresa: Primeiro passo – Objetivo do negócio
O fator mais importante é a definição do objetivo do negócio. Para isso, o empreendedor precisa se perguntar: “Para quê eu quero fazer a abertura da empresa?”
Isso é muito importante porque o objeto social, ou o objetivo da sua empresa, é o que vai te ajudar a definir o CNAE, que é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas.
Essa classificação é importante porque ela está relacionada com todo o processo de tributação, ou seja, com os impostos que sua empresa terá que pagar.
Com a definição da atividade, o empreendedor já pode fazer o contrato social e dar entrada na abertura da empresa na Junta Comercial ou no Cartório das Pessoas Jurídicas.
Normalmente, o procedimento é o seguinte: registrar o contrato na Junta Comercial ou no Cartório, registrar na Receita Federal para pegar o CNPJ, e registrar na Prefeitura.
Comércios ou indústrias também têm que ter Inscrição Estadual no Portal da REDESIM, que é a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.
Segundo passo – Analisar a Viabilidade
Não tem como o empreendedor fazer o processo de abertura da empresa sem antes analisar a viabilidade do negócio.
Vamos a um exemplo: o empreendedor que atua no mercado digital vendendo produtos por meio de sites de marketplace.
Ele pode comprar produtos para revender online sem procedência fiscal, ou seja, sem que o fornecedor emita nota fiscal ou que tenham sido importados como Pessoa Física.
Quando esse empreendedor vai verificar se é viável atuar como Pessoa Jurídica, ele faz as contas e percebe que não consegue mais manter o preço competitivo.
O problema é que esse preço era o seu diferencial. Por isso, nesse caso, o negócio desse empreendedor não tem viabilidade.
Então o empreendedor precisa medir a viabilidade, que é fazer as contas para saber se ele vai realmente ter lucro, o valor da hora de serviço, os valores de impostos e todas as outras despesas.
Tem muitos negócios que funcionam na informalidade e quando o empreendedor vai formalizar, eles perdem a viabilidade.
Fazer as contas para checar a viabilidade é o segundo dos três passos para quem vai abrir empresa.
Três passos para quem vai abrir empresa: Terceiro passo – ter um bom contador
O custo da abertura da empresa com o suporte de um bom contador precisa estar no seu plano de legalização do negócio.
O empreendedor pode até tentar conduzir o processo de abertura de empresa sozinho, por conta própria, mas com certeza vai encontrar muitas dificuldades.
Ele precisa de conhecimento de contabilidade, da parte tributária, para definir o CNAE, que falamos mais acima, para fazer um contrato social que dê segurança patrimonial e de várias outras questões.
Existem vários fatores que envolvem essa questão da abertura da empresa e que exigem conhecimentos específicos. Por isso, é inviável o empreendedor fazer isso sozinho.
Então, deixe isso no seu radar: você precisa fazer a contratação da assessoria de um escritório de contabilidade.
Mas, antes da contratação, conheça a empresa, a equipe e as soluções que o escritório de contabilidade tem para te oferecer.
E cuidado com ofertas de serviços gratuitos ou por valores muito abaixo do praticado pelo mercado. O barato pode acabar saindo bem caro para o empreendedor.
Tenha todo o suporte de uma contabilidade especializada na abertura de sua empresa
Agora que você já conhece os três passos para quem vai abrir empresa, queremos te dar todo o suporte nesse processo.
O Quero Abrir Empresa possui um time de contadores especializados e que podem ajudar o empreendedor a abrir sua empresa em todo o Brasil.
Conduzimos todo o processo, te ajudando desde o planejamento inicial de seu negócio e fazendo todos os registros nos órgãos competentes.
Se você quiser fazer o processo para aprender, também te damos todo o suporte e orientação para a abertura da sua empresa.
Fale com nossos consultores e garanta o melhor suporte desde o planejamento do seu negócio.
Comentários estão fechados.
5 Comentários