Contabilidade para Holding: entenda o papel do contador

o que é holding e como gerenciar patrimônio. Homem contando moeda.

Afinal, qual o papel e a importância do contador na contabilidade para holding?

Existem várias formas de se administrar uma empresa. Pode-se fazer isso diretamente, sendo o dono da empresa ou exercendo o direito de voto em uma assembleia.

No entanto, não são apenas as pessoas físicas que podem participar da administração de um negócio. Pessoas jurídicas também podem fazer isso. 

Você também pode abrir uma empresa e depois torná-la sócia como pessoa jurídica, ou abrir uma Holding. Por outro lado, ser uma holding não isenta a empresa de possuir uma administração contábil, fiscal e financeira competente.

E o profissional mais capacitado para oferecer esse serviço só poderia ser um contador especializado. Por isso, neste artigo vamos falar sobre a contabilidade para holding.

Botão Whatsapp         

 

O que é uma Holding?

Para entender o papel do contador na vida de uma Holding, primeiro é preciso estabelecer o que é uma Holding e todos os desdobramentos que esse tipo de empresa pode ter.

Resumidamente, uma Holding é um tipo de empresa que pode participar da sociedade acionária de outras empresas, intencionando a administração da mesma.

Ou seja, holdings são comumente utilizadas para administrarem diferentes empresas que fazem parte de um mesmo grupo ou conglomerado.

O objetivo é tornar as tomadas de decisão destas empresas a mais coesa possível, obedecendo uma lógica empresarial e os valores que a Holding e seus donos nutrem.

Vale lembrar que uma Holding pode também ser uma empresa de capital aberto, apesar disto ser uma característica completamente opcional.

Por outro lado, Holdings tem outras utilizações que não sejam administrar as empresas as quais elas participem da sociedade. Mas isso vai depender dos tipos de Holding.

Contabilidade pessoas quebra cabeças azul  

 

Tipos de Holding

Uma Contabilidade para Holding precisa considerar os tipos de Holdings que podem ser formadas. Cada uma delas tem um objetivo, limitações e funções.

Podemos elencar as seguintes Holdings mais importantes:

  • Holding Pura;
  • Holding Mista;
  • Holding Patrimonial;
  • Holding Administrativa;
  • Holding de Participação;
  • Holding Familiar.

E em cada uma dessas Holdings o contador irá atuar de forma diferente. Agora vamos falar especificamente um pouco sobre cada uma delas.

Holding Pura

Podemos entender a Holding Pura como sendo o conceito clássico de uma Holding, ou seja, simplesmente participar da sociedade de uma empresa.

No entanto, uma Holding Pura pode ser controlada por indivíduos que não tenham nada a ver com a criação da empresa, mas queiram ter um poder decisório maior. 

Holding Mista

A Holding Mista é uma evolução da Holding Pura. Seu objetivo continua o de ser uma sócia em outras empresas, porém, isso não a impede de exercer atividade empresarial.

Em outras palavras, uma Holding Mista pode oferecer serviços, vender produtos e ainda assim atuar como uma sócia em outras empresas, usufruindo do melhor dos dois mundos.

Holding Patrimonial

A Holding Patrimonial, diferentemente da Holding Pura e Mista, não serve para ser sócia de outras empresas. Seu objetivo é o de organizar e administrar heranças.

Pode ser a herança para os filhos ou mesmo para o cônjuge. Tratar a herança usando uma Holding é interessante para quem quer pagar menos impostos na transferência dos bens.

Holding Administrativa

A Holding Administrativa, por outro lado, é criada com o objetivo exclusivo de controlar as sociedades empresárias nas quais ela faz parte, de forma profissional.

Inclusive, uma vez constituída, a Holding Administrativa passa a ser o cérebro das operações empresariais de todos os negócios nas quais ela seja sócia.

Holding de Participação

Uma característica interessante sobre empresas de capital aberto é que, nem sempre os acionistas estão interessados em exercer o seu direito de voto nos rumos da empresa.

Nestes casos surge a Holding de Participação, que tem como objetivo assumir o controle participativo destes sócios minoritários que objetivam coletar dividendos ou especular.

Holding Familiar

Um dos tipos mais famosos de Holding é a Holding Familiar. Este tipo de Holding desvia completamente a atenção das grandes empresas e a volta para um patrimônio familiar.

Nesse caso, o objetivo da Holding Familiar é gerir os bens familiares, tudo o que a família tenha acumulado de valioso, tornando as transferências mais fáceis.

Agora, uma vez entendido o que são Holdings, é hora de especificar exatamente sobre o que se trata uma Contabilidade para Holding.

Abertura de empresa homem foguete verde

 

O que é uma Contabilidade para Holding?

Uma contabilidade para Holding é uma contabilidade especializada na criação de uma Holding, assistindo nos trâmites legais e também prestando serviços valiosos a esta.

O fato é que a administração contábil e fiscal de uma Holding pode ser bastante confusa e complexa, e nem todo escritório contábil ou contador tem conhecimento específico sobre. 

É fundamental procurar um profissional, ou profissionais contábeis que tenham experiência em lidar com Holdings. Caso contrário, podem ser criados gargalos desnecessários.

O papel do contador em uma Holding

Dentro de uma Holding o Contador possui uma função absolutamente imprescindível. Afinal de contas, é ele quem vai tornar possível a legalização da empresa.

Principalmente se estivermos falando de Holdings Familiares ou Holdings Patrimoniais. O contador é mais capacitado para auxiliar nas melhores decisões financeiras.

De forma resumida, podemos elencar alguns benefícios que uma Contabilidade para Holding podem proporcionar as Holdings:

  • Uma coleta de informações importantes de forma mais precisa;
  • Apontar os riscos e os possíveis ganhos em investimentos;
  • Lidar de forma mais rápida e competente com a parte burocrática e jurídica;
  • Fornecer orientações importantes sobre transferências de bens;
  • Ajudar a reduzir custos e diminuir impostos;
  • Entre outros.

Em outras palavras, uma Contabilidade especializada conseguirá fornecer uma prestação de serviço muito mais célere, precisa e voltando as dificuldades deste tipo de empresa.

Como escolher a melhor Contabilidade para Holding

Primeiramente é importante verificar o histórico da Contabilidade e ver se ela possui clientes que são Holdings. A internet pode ajudar com isso.

No entanto, também é importante analisar o tamanho dessa contabilidade, se ela é grande ou pequena e que tipo de clientes ela atende geralmente.

Muitas contabilidades, principalmente as contabilidades online, não são especializadas para atender uma Holding. 

Portanto, procure contabilidades que tenham expertise no segmento, mesmo que você precise ir para mais longe. É melhor ter um bom serviço do que se arriscar por comodidade. 

Vamos conversar?

Botão Whatsapp         

 

Obrigado! Sua mensagem foi enviada.

Agradecemos pela confiança.
Em breve um consultor entrará em contato.

Empresário Inquebrável
Open chat