Três passos para quem vai abrir empresa

Três passos para quem vai abrir empresa

Existem três passos para quem vai abrir empresa que o empreendedor precisa ter sempre em mente para entender como prosseguir com a abertura de sua empresa.

O texto de hoje é para quem já tem um MEI ou é autônomo ou profissional liberal e precisa legalizar seu negócio.

Também para o empreendedor do mercado digital ou qualquer mercado que quer fazer a abertura de empresa.

Vamos te explicar os três passos para quem vai abrir empresa e te dar dicas essenciais para você alcançar o sucesso do seu negócio. Confira!

Tire Agora sua Dúvidas Fale Agora com Nossos Especialistas

Três passos para quem vai abrir empresa: Primeiro passo – Objetivo do negócio

O fator mais importante é a definição do objetivo do negócio. Para isso, o empreendedor precisa se perguntar: “Para quê eu quero fazer a abertura da empresa?”

Isso é muito importante porque o objeto social, ou o objetivo da sua empresa, é o que vai te ajudar a definir o CNAE, que é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. 

Essa classificação é importante porque ela está relacionada com todo o processo de tributação, ou seja, com os impostos que sua empresa terá que pagar.

Com a definição da atividade, o empreendedor já pode fazer o contrato social e dar entrada na abertura da empresa na Junta Comercial ou no Cartório das Pessoas Jurídicas.

Normalmente, o procedimento é o seguinte: registrar o contrato na Junta Comercial ou no Cartório, registrar na Receita Federal para pegar o CNPJ, e registrar na Prefeitura.

Comércios ou indústrias também têm que ter Inscrição Estadual no Portal da REDESIM, que é a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.

Segundo passo – Analisar a Viabilidade

Não tem como o empreendedor fazer o processo de abertura da empresa sem antes analisar a viabilidade do negócio.

Vamos a um exemplo: o empreendedor que atua no mercado digital vendendo produtos por meio de sites de marketplace.

Ele pode comprar produtos para revender online sem procedência fiscal, ou seja, sem que o fornecedor emita nota fiscal ou que tenham sido importados como Pessoa Física.

Quando esse empreendedor vai verificar se é viável atuar como Pessoa Jurídica, ele faz as contas e percebe que não consegue mais manter o preço competitivo.

O problema é que esse preço era o seu diferencial. Por isso, nesse caso, o negócio desse empreendedor não tem viabilidade.

Então o empreendedor precisa medir a viabilidade, que é fazer as contas para saber se ele vai realmente ter lucro, o valor da hora de serviço, os valores de impostos e todas as outras despesas.

Tem muitos negócios que funcionam na informalidade e quando o empreendedor vai formalizar, eles perdem a viabilidade. 

Fazer as contas para checar a viabilidade é o segundo dos três passos para quem vai abrir empresa.

Três passos para quem vai abrir empresa: Terceiro passo – ter um bom contador

O custo da abertura da empresa com o suporte de um bom contador precisa estar no seu plano de legalização do negócio.

O empreendedor pode até tentar conduzir o processo de abertura de empresa sozinho, por conta própria, mas com certeza vai encontrar muitas dificuldades.

Ele precisa de conhecimento de contabilidade, da parte tributária, para definir o CNAE, que falamos mais acima, para fazer um contrato social que dê segurança patrimonial e de várias outras questões.

Existem vários fatores que envolvem essa questão da abertura da empresa e que exigem conhecimentos específicos. Por isso, é inviável o empreendedor fazer isso sozinho.

Então, deixe isso no seu radar: você precisa fazer a contratação da assessoria de um escritório de contabilidade.

Mas, antes da contratação, conheça a empresa, a equipe e as soluções que o escritório de contabilidade tem para te oferecer.

E cuidado com ofertas de serviços gratuitos ou por valores muito abaixo do praticado pelo mercado. O barato pode acabar saindo bem caro para o empreendedor.

Tenha todo o suporte de uma contabilidade especializada na abertura de sua empresa

Agora que você já conhece os três passos para quem vai abrir empresa, queremos te dar todo o suporte nesse processo.

O Quero Abrir Empresa possui um time de contadores especializados e que podem ajudar o empreendedor a abrir sua empresa em todo o Brasil.

Conduzimos todo o processo, te ajudando desde o planejamento inicial de seu negócio e fazendo todos os registros nos órgãos competentes.

Se você quiser fazer o processo para aprender, também te damos todo o suporte e orientação para a abertura da sua empresa.

Fale com nossos consultores e garanta o melhor suporte desde o planejamento do seu negócio.

Tire Agora sua Dúvidas Fale Agora com Nossos Especialistas

5 Comentários

Comentários estão fechados.

Obrigado! Sua mensagem foi enviada.

Agradecemos pela confiança.
Em breve um consultor entrará em contato.

Empresário Inquebrável
Open chat