Como Abrir Uma Empresa de Sucesso

Como Abrir uma Empresa de Sucesso

Ter seu próprio negócio, que seja forte, sustentável e duradouro, é o sonho de todo empreendedor. Mas como abrir uma empresa de sucesso? Será que existe uma fórmula que garanta a uma nova empresa um futuro vitorioso?

Obviamente que não, mas com certeza alguns conselhos podem ajudar muito você a montar um negócio realmente vencedor.

Esse passo a passo de como abrir uma empresa de sucesso, desenvolvido especialmente para você por nossos especialistas, traz dicas que já foram testadas e são a base de empreendimentos de sucesso.

Acompanhe-nos até o fim deste conteúdo e saiba que nossos especialistas estão prontos para lhe oferecer todo apoio necessário, rumo ao sucesso! Ninguém tem bola de cristal, é verdade, mas as experiências vencedoras sempre indicam um bom caminho a trilhar.

Pense grande, mas comece pequeno

Quando imaginamos um negócio para chamar de nosso, temos como imagem uma empresa sólida, que conquistou sua parcela do mercado, reconhecida e, claro, com uma caixa registradora cheia de dinheiro, não é verdade? É assim que a gente imagina o futuro de nossa empresa.

Pensar assim é muito importante mesmo, porque é uma meta a perseguir: o resultado. Mas nenhuma empresa alcança o sucesso de um dia para o outro. É preciso tempo, muito trabalho e muito investimento, e disso ninguém escapa.

Por mais dinheiro e recursos que estejam disponíveis, nenhuma empresa nasce vencedora.

A primeira dica de como abrir uma empresa de sucesso é pensar grande mas começar pequeno. Tenha, sim, metas altas e não se contente com pouco, mas lembre-se de que você está começando do zero.

Há uma estrada a percorrer, e é preciso fôlego. Maratonistas experientes e vencedores não gastam todo fôlego no primeiro terço da prova justamente porque sabem que precisarão dele mais adiante.

Em poucas palavras, não dê um passo maior do que suas pernas.

Tenha mentalidade de empreendedor

Um negócio de sucesso depende de uma série de fatores, e a mentalidade empreendedora do empresário é um deles. Mas o que é ter uma mentalidade de empreendedor? Um empresário sabe correr riscos, não tem medo, acredita fielmente na sua ideia e trabalha em prol dela.

Ele é resiliente e precisa saber dar a volta por cima, porque nem sempre as coisas acontecem como gostaríamos.

O empresário que de fato tem mentalidade de empreendedor age como tal. Isso significa que ele sabe apostar no seu negócio e se prepara constantemente, estudando, vendo vídeos no YouTube e estando atento às oportunidades.

De nada adianta desistir diante dos primeiros insucessos. Sim, eles acontecerão ao longo de todo o negócio, mas o empresário que tem mentalidade de empreendedor utiliza o erro como aprendizado, apendendo como abrir uma empresa de sucesso.

Creia em você e na sua ideia. Isso é – acredite –fundamental para alcançar seus objetivos.

Plano de negócios, o 1º passo indispensável

Você já tem uma ideia na cabeça e sabe direitinho como quer que sua empresa atue. Isso é excelente, mas insuficiente para começar o seu negócio.

Você sabia que nada menos do que seis em dez empresas fecham as portas antes dos cinco anos de atividade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)? A falta de planejamento é um dos motivos que sustentam essa triste estatística.

Uma empresa de sucesso certamente começa pela produção de um plano de negócios. É nele que o empreendedor vai listar absolutamente tudo sobre a sua futura empresa, desde o nome até a lista de produtos ou serviços oferecidos, passando por ações de marketing, estudo da concorrência e investimentos a serem feitos, entre outros.

A realização de um bom plano de negócios evita erros e inconsistências e prepara o empresário para o seu negócio. É, portanto, uma ferramenta indispensável.

O papel do contador na legalização do negócio

Feito o plano de negócios, é hora de legalizar a firma. O contador tem um papel fundamental nessa hora, e é muito fácil explicar o porquê. Antes de tudo, ele sabe exatamente todo o passo a passo da formalização e a fará sem erros e de forma mais rápida. Lembre-se de que erros significam perda de tempo e de dinheiro.

Além disso, há uma série de decisões que são cruciais para o negócio a serem tomadas nessa etapa. Qual será a natureza jurídica de sua empresa? Será uma empresa limitada, uma EIRELI ou uma EI?

Quais são as vantagens de uma ou outra natureza jurídica? Mais do que isso, qual se encaixa melhor no seu negócio? Outro ponto extremamente relevante é o regime tributário a ser seguido. Em outras palavras, quanto você pagará de impostos?

A contratação de uma assessoria contábil especializada é fundamental, e isso podemos afirmar com toda a tranquilidade do mundo porque somos especialistas no assunto. Conhecemos esse processo profundamente e, por isso, podemos realmente ajudar o empreendedor.

Muita atenção ao contrato social

O primeiro passo da legalização da empresa é o registro do contrato social. Não há dúvidas de que uma empresa de sucesso começa a se construir a partir de um contrato social muito bem feito e detalhado.

O contrato social é como a Constituição da empresa. É ali que estão elencadas as regras da companhia, todo o seu funcionamento e até a participação dos sócios no negócio. É ali, também, que estará definido o pró-labore dos sócios.

Regras bem definidas evitam problemas futuros. O contrato social é absolutamente individualizado e é o contador quem ajudará o empresário a definir o seu teor.

Saiba escolher um contador quem trabalhe pelo sucesso do seu empreendimento

É absolutamente ultrapassada a ideia de que a contabilidade apenas registra o que entra e o que sai da firma, gera guias de imposto e cuida da folha de pagamento, entre outras atividades meramente burocráticas. Nada disso!

A contabilidade moderna é uma excelente ferramenta de gestão, oferecendo subsídios ao empresário para a tomada de decisões e a definição de nortes a seguir.

Uma empresa vitoriosa certamente tem na contabilidade um diferencial de gestão. O contador participa ativamente do dia a dia do negócio, e deve ser procurado sempre, a cada passo dado.

Por meio de seus relatórios, gráficos e análises, é possível enxergar a verdadeira posição financeira da empresa.

Um contador experiente, especializado no seu ramo e identificado com essa postura de assessor contábil faz toda a diferença e é uma das sustentações de uma empresa de sucesso.

Marketing digital: invista nas redes sociais

É impossível alcançar os melhores resultados sem o auxílio do marketing digital. Seu cliente está esperando-o nas redes sociais, e se você não estiver ali ele migrará para a concorrência, não tenha dúvidas disso.

É preciso investir nas principais redes sociais, marcar presença, divulgar ações e promoções, enfim, estar em constante contato com as pessoas. Muitos empresários têm medo das redes sociais, preferindo atuar apenas no entorno de seu ponto-de-venda.

É um erro porque limita o negócio e impede a conquista de novos clientes.

Mesmo uma alfaiataria que já produz a quantidade de ternos que é capaz – e por isso não pode atender mais clientes – precisa das redes sociais para se promover. Afinal, como crescer sem novos clientes?

Você atende as necessidades de seu cliente?

Essa é uma pergunta que todo empresário de sucesso se faz cotidianamente. É ultrapassada a ideia de que o cliente compra um produto ou um serviço; hoje se entende que ele está buscando atender a uma necessidade.

Investir na relação entre a empresa e o cliente é fundamental para fidelizá-lo. E um cliente fiel não só volta para novas compras como geralmente indica a empresa para familiares, amigos e vizinhos.

Uma empresa voltada para as necessidades de seu cliente tem muito mais chances de vencer, acredite nisso.

Estude, inove, movimente-se

A inovação é a melhor forma de se diferenciar da concorrência e, assim, conquistar uma fatia cada vez maior do mercado. Mas como inovar? Um empresário de sucesso está sempre em movimento, atento às tendências e de olho nas melhores práticas de mercado.

Ele também se renova constantemente, estudando sua área de atuação e o mercado.

Jamais pense que você sabe tudo sobre o seu negócio, mesmo que já esteja no mercado há muitos e muitos anos. A vida se transforma, o mercado idem, e acompanhar isso requer muito estudo e dedicação.

Não existe empresa de sucesso sem renovação, porque esse sucesso pode ser passageiro, e não é isso que a gente quer para o nosso empreendimento.

Dicas de como abrir uma empresa de sucesso

  • Os erros são uma excelente fonte de aprendizado. Utilize-os a seu favor.
  • Escolha uma área de atuação que seja prazerosa para você. Amar o que se faz é fundamental para se alcançar o sucesso.
  • Não seja orgulhoso. Saiba a hora de mudar e reconhecer seus erros. Teimosia não combina com sucesso.
  • Cerque-se de profissionais competentes. Saiba delegar funções e poderes.
  • Faça uma gestão financeira muito rigorosa. Peça a ajuda de seu contador para usar os números a seu favor.
  • Jamais, em hipótese alguma, misture as contas da empresa e a sua conta pessoal.
  • Lembre-se: não existe sucesso sem labuta.

O portal Quero Abrir Empresa vai lhe dar todo apoio necessário

De fato não há uma fórmula mágica para saber como abrir uma empresa de sucesso e alcança-lo. Mas sem dúvidas que todas essas dicas poderão contribuir decisivamente para o seu negócio.

O portal Quero Abrir Empresa pode lhe oferecer todo apoio, pois essa é a nossa expertise. Conhecemos como ninguém o processo de abertura de empresas e atendemos em todo o país.

Também oferecemos as soluções de uma contabilidade moderna e comprometida com o seu negócio. Fale com um de nossos especialistas e vamos trabalhar juntos pelo sucesso de seu negócio.

Obrigado! Sua mensagem foi enviada.

Agradecemos pela confiança.
Em breve um consultor entrará em contato.

Empresário Inquebrável