contabilidade para pequenos negócios - homem negro avaliando o balanço

Qual a contribuição da contabilidade para pequenos negócios em relação ao sucesso das empresas?

Iniciar um empreendimento é sempre uma atitude bastante corajosa, ainda mais em um ambiente difícil como o Brasileiro. E isso independente do ramo que se escolha atuar.

São inúmeros os pontos que o empresário precisa analisar para tornar legítima a abertura dessa empresa. Sendo que uma vez aberta, as questões continuam.

Mas o empresário não precisa fazer isso sozinho. Afinal de contas, existe um profissional que pode ajudá-lo a percorrer todo esse caminho corretamente: o contador.

Todo negócio iniciante precisa de uma contabilidade especializada em pequenos negócios. E se esse é o seu caso, se você é um empreendedor, confie: o contador vai te ajudar a crescer.

Botão Whatsapp         

 

O que é uma Contabilidade para pequenos negócios?

Diferentemente de uma contabilidade tradicional que atende a quem bate na porta, caso tenha capacidade, uma Contabilidade para pequenos negócios é especializada.

Esse tipo de contabilidade foca todos os seus esforços para atender pequenas empresas, tanto em faturamento quanto em escala de operação e número de funcionários.

E isso requer uma dinâmica diferente e um cuidado específico para que essas empresas sejam atendidas de forma que elas cresçam sem dificuldades no mercado.

Isso porque pequenos negócios possuem uma dificuldade inerente não apenas relacionada ao seu ramo, mas, principalmente, por causa do ambiente econômico.

Uma empresa que inicie suas operações sem, por exemplo, seguir um bom plano de negócios, vai acabar tendo muito mais dificuldades de prosperar.

Por outro lado, é para isso que existe a contabilidade, que pode ser o maior parceiro desta empresa, a auxiliando em todas as etapas do caminho.

Abertura de empresa homem foguete verde

 

Serviços de uma contabilidade

Sabendo para que serve a Contabilidade para micro e pequenas empresas, é hora de entender os serviços que ela pode prestar para ajudar um pequeno negócio a expandir.

Resumidamente, podemos elencar a seguinte lista:

  • Escrituração Fiscal e Contábil;
  • Planejamento tributário;
  • Planejamento financeiro;
  • Consultoria jurídica especializada para empresas;
  • Terceirização do departamento pessoal;
  • BPO Financeiro.

Vale lembrar que, tirando a escrituração fiscal e contábil, os outros serviços listados são acessórios. Não são todas as contabilidades que prestam todos eles.

Por isso, vamos descrever um pouco melhor o que são cada um deles para que você tenha conhecimento para escolher conscientemente o contador que vai te ajudar a crescer.

Escrituração Fiscal e Contábil

Trata-se do tratamento, apuração, cálculo e emissão de impostos para o pagamento. Todas as contabilidades prestam esse serviço, visto que é uma obrigação advinda do governo.

Vale ressaltar que as questões contábeis e fiscais, apesar de serem mencionadas juntas, são diferentes. Enquanto uma tem prazo para pagamentos de impostos, a outra é mais focada no controle gerencial. 

Planejamento tributário

O planejamento tributário é um serviço que pode fazer toda a diferença para a organização e administração de uma empresa. Seu objetivo é diminuir a carga de impostos.

Um planejamento tributário feito de forma correta pode fazer com que as pequenas empresas consigam grandes economias.

Planejamento financeiro

É possível entender o planejamento financeiro como um completo mais abrangente do planejamento tributário, visto que esse envolve as outras dimensões da empresa.

O objetivo desse serviço é identificar todas as melhores formas de otimizar os gastos da empresa, seja pelo consumo de matéria prima ou negociação com fornecedores.

Consultoria jurídica especializada para empresas

Para iniciar um empreendimento, ou seja, abrir um CNPJ, é necessário passar por vários trâmites legais os quais podem ser bastante estressantes.

Neste sentido, uma Contabilidade para pequenos negócios pode ser uma ajuda providencial, auxiliando o empreendedor em todas as etapas da abertura.

Principalmente quanto ao enquadramento da empresa e os seus CNAEs necessários para o correto funcionamento do empreendimento.

Terceirização do departamento pessoal

A terceirização do departamento pessoal é um outro serviço muito oferecido por todas contabilidades que atendem pequena empresa. Em resumo, consiste na seguinte atuação:

  • Documentação de contratação de funcionários;
  • Acompanhamento da frequência dos empregados, incluindo faltas e horas extras;
  • Cálculo da folha de pagamento parcial ou integralmente (depende da empresa);
  • Administração de licenças e férias;
  • Representação junto a órgãos oficiais com o empregado.

E é importante pontuar que esse tipo de serviço é fundamental para uma empresa pequena que não tem estrutura o suficiente para ter o seu próprio departamento pessoal 

BPO Financeiro

O BPO Financeiro, também conhecido como “terceirização dos processos financeiros”, é um serviço relativamente novo que as contabilidades vem começando a oferecer.

Mas não que ele seja um conceito novo. Na verdade, o BPO Financeiro é comparado a terceirização do departamento pessoal, porém, neste caso trata-se do financeiro.

Ao invés da pequena empresa gastar o seu dinheiro contratando um profissional analista financeiro, ela pode terceirizar isso a uma contabilidade especializada.

Essa terceirização não só garante qualidade e agilidade, mas também uma economia bem grande por não precisar ter que investir na contratação de profissionais.

Contabilidade pessoas quebra cabeças azul  

 

Benefícios de uma contabilidade para pequenos negócios

Um pequeno negócio só tem a ganhar com auxílio de uma contabilidade, ainda mais se esta for especializada em atender pequenas empresas.

São muitas as questões que um empresário precisa ficar de olho para manter a sua empresa sempre funcionando de forma correta.

Questões burocráticas, jurídicas, financeiras e até mesmo administrativas levam tempo para serem analisadas com cuidado e tratadas com a devida atenção.

Porém, com o auxílio de uma Contabilidade para pequenos negócios, todas essas questões podem ser terceirizadas, tornando a vida do empresário mais fácil.

Nesse sentido, um empresário focado em prestar um serviço de qualidade acaba conseguindo: 

  • Fornecer um atendimento ao cliente mais personalizado e de qualidade;
  • Fornecer produtos ou serviços de uma melhor qualidade;
  • Aumentar o faturamento da empresa e, consequentemente o seu lucro;
  • Adquirir uma qualidade de vida muito maior que o impulsiona a trabalhar mais e feliz.

A verdade é que cada pessoa tem a sua aptidão, as áreas nas quais mais se destacam, interesses diferentes e etc. E são nessas áreas que devemos investir nosso tempo.

Se nós conseguimos direcionar os nossos esforços para onde nós somos melhores, nós alocamos nossos recursos físicos e mentais de forma a tirar o melhor resultado deles.

E é justamente para isso que a contabilidade para pequenos negócios existe: permitir que o empreendedor se foque no que ele sabe fazer de melhor, sem se preocupar.

Botão Whatsapp         

Obrigado! Sua mensagem foi enviada.

Agradecemos pela confiança.
Em breve um consultor entrará em contato.

Empresário Inquebrável
Open chat