Como abrir uma empresa para e-commerce

Abrir uma empresa para e-commerce é uma ótima oportunidade para quem quer empreender e ter um negócio próprio!

O setor de e-commerce está crescendo muito no mundo todo. Só no Brasil, o setor faturou R$ 41,92 bilhões em 2020.

Começar um e-commerce também é uma ótima oportunidade para quem já tem uma loja física e quer expandir seu alcance.

Ou seja, é para você que quer vender seus produtos para pessoas de outras cidades, estados e até países.

Abrir uma empresa para e-commerce é bem parecido com a abertura de uma empresa física, e os impostos também são bem parecidos.

Mas, se você quer aumentar suas vendas e se destacar no comércio eletrônico, precisa pensar em estratégias para alavancar seu negócio.

E uma das melhores estratégias para ganhar mais dinheiro, aumentar sua credibilidade e pagar menos impostos é fazer a abertura de empresa para e-commerce.

Neste texto, trazemos um passo a passo de como abrir uma empresa para e-commerce. Vamos falar sobre CNAE, regime tributário e tudo o que você precisa saber para começar! Confira!

Botão Whatsapp         

Qual a melhor opção: montar um site para meu e-commerce ou trabalhar em marketplace?

As vantagens de abrir um e-commerce são enormes: seus produtos ficam expostos para os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, e você pode fazer suas vendas com muito mais facilidade. 

Além disso, há diversas ferramentas de marketing digital gratuitas ou com valores baixos para te ajudar na divulgação de sua loja virtual.

O empreendedor tem a opção de desenvolver um site exclusivo para seu e-commerce ou ingressar em um marketplace, como Mercado Livre, Shopee, Americanas e Amazon.

A principal diferença para o empreendedor é o modo de funcionamento de cada plataforma. 

Site de E-commerce exclusivo

A exclusividade de produtos é o principal benefício de desenvolver um site para seu e-commerce. Assim, você não corre o risco de o cliente ter acesso aos produtos de um concorrente na mesma tela.

Porém, você fica responsável e precisa investir na criação e manutenção da plataforma e de um ambiente de pagamentos seguro, além da logística e todo o tráfego.

Marketplace

O marketplace funciona como uma vitrine de produtos de diversos empreendedores, mas com ele, o empreendedor fica responsável apenas pela logística.

Apesar da concorrência, a visibilidade da loja online é maior em um marketplace, que normalmente é de grandes empresas, como Mercado Livre, Amazon, Shopee e Americanas.

Normalmente, esses sites também já oferecem sistemas de pagamentos seguros, mas têm a desvantagem de reunir empreendedores que vendem produtos muito semelhantes em um só lugar.

Abertura de empresa para e-commerce

Como abrir uma empresa para e-commerce?

Para abrir uma empresa para e-commerce, o empreendedor precisa elaborar um contrato social, e pode contar com a ajuda de um contador para fazer isso.

As principais informações da empresa precisam estar neste documento, entre elas:

  • Tipo de empresa: MEI, Empresário Individual, EIRELI, Sociedade Limitada Unipessoal ou uma das sociedades;
  • Regime tributário: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido;
  • Atividade ou CNAE: você deve usar o CNAE do produto vendido. Se você vender roupas, use o CNAE 4781-4/00, de Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios. Se você vender produtos de informática, use o CNAE 4751-2/01, de Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática.

Depois de elaborar o contrato social, siga o passo a passo para abrir uma empresa para e-commerce:

  1. Faça o registro do Contrato Social na Junta Comercial do estado;
  2. Faça o registro da empresa na Receita Federal para abrir um CNPJ;
  3. Faça o registro a empresa no INSS;
  4. Faça a compra do Certificado Digital;
  5. Faça a solicitação do Alvará de Funcionamento na Prefeitura;
  6. Faça a solicitação da Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda (para empresas de comércio).

Conte com especialistas para abrir uma empresa para e-commerce de sucesso!

Se você quer ter um negócio bem-sucedido com um alto faturamento e um grande número de clientes, precisa fazer a abertura de empresa para e-commerce.

E se você quer fazer isso da forma certa, pode contar com a ajuda dos especialistas do Quero Abrir Empresa.

Já ajudamos centenas de empreendedores digitais a abrir e-commerce ou outros tipos de empresa para atuar no mercado digital, e também queremos te ajudar a começar um negócio bem-sucedido!

Nossos especialistas lhe darão todas as orientações necessárias para começar o processo de abertura e podem cuidar de tudo para você focar em seus clientes.

Fale agora mesmo com um consultor do Quero Abrir Empresa e tenha a garantia de que especialistas estão cuidando do seu negócio!

Botão Whatsapp         

Obrigado! Sua mensagem foi enviada.

Agradecemos pela confiança.
Em breve um consultor entrará em contato.

Empresário Inquebrável
Open chat