Contabilidade para empresas do Simples Nacional

Contabilidade para empresas do Simples Nacional Logotipo fundo branco

Se você possui uma empresa enquadrada no Simples, você precisa do auxílio de uma Contabilidade para empresas do Simples Nacional.

Isso porque cada regime tributário do Brasil possui as suas próprias exigências e especificações que precisam ser seguidas com o devido cuidado e responsabilidade.

No caso, neste texto iremos falar sobre a importância de ter o auxílio de uma contabilidade especializada e como essa parceria pode ser altamente benéfica. Vamos lá?

O que define o Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime tributário criado em 2007 que visava como seu principal objetivo simplificar a vida dos micro e pequenos empresários.

Uma das principais facilidades que o Simples Nacional oferece é a simplificação do pagamento de impostos em uma única guia, chamada de DAS.

Na prática, isso significa que ao invés do empresário precisar lidar com 8 guias de impostos diferentes, ele precisa pagar apenas uma.

Os impostos relacionados na guia DAS que essas empresas precisam pagar são o IRPJ; CSLL; PIS/Pasep; Cofins; IPI; ICMS; ISS e o INSS.

Essa simplificação na contribuição de impostos, por sua vez, gera uma grande economia de tempo não só para o empresário, mas também para a contabilidade.

No entanto, é importante lembrar que o Simples Nacional possui dois pontos que precisam ser analisados com cautela. São eles:

  • Nem todo tipo de empresa pode ser enquadrada no Simples Nacional;
  • O faturamento anual não pode ultrapassar o limite de R$ 4,8 milhões.

Caso a empresa ultrapasse o limite anual de faturamento, ela precisa ser enquadrada em outro regime tributário que a acomode de forma legal.

Porém, mesmo que o faturamento anual não chegue no limite estabelecido, existem algumas atividades empresariais, representadas pelos CNAEs, que não são aceitas.

Evidentemente, a melhor forma de averiguar todas estas questões é consultando com uma Contabilidade para empresas do Simples Nacional.

Outros regimes tributários

Vale lembrar que além do Simples Nacional existem mais três regimes tributários em vigência no Brasil. Vamos resumir brevemente as características deles:

  • Lucro presumido: para estar enquadrada no regime do Lucro Presumido a empresa precisa faturar menos de 78 milhões por e não ser de ramos específicos, como banco;
  • Lucro real: Uma empresa que fature mais de 78 milhões por obrigatoriamente precisa estar enquadrada neste regime;
  • Lucro arbitrado: um regime atípico apenas aplicável quando não é possível determinar o desempenho financeiro da empresa.

Estar a par destas informações é importante para que o empresário tenha noção básica das principais questões que permeiam a abertura e classificação tributária de uma empresa.

Ainda mais se este empreendedor quiser começar um negócio digital. Por exemplo, será que o negócio digital vale a pena no Simples Nacional ou no Lucro Presumido?

O que é uma Contabilidade para empresas do Simples Nacional?

Agora que você já compreendeu o que é o Simples Nacional, vamos falar sobre a Contabilidade para empresas do Simples Nacional.

De forma resumida, trata-se de uma contabilidade com contadores capacitados e experientes no atendimento de empresas desse regime tributário.

Geralmente esse tipo de contabilidade possui a maior parte da sua clientela de empresas do Simples Nacional, isso quando não são 100% dos clientes de fato.

Evidentemente que isso acaba conferindo a essa contabilidade uma expertise que outras não tem, sendo capaz de atender a estas empresas com muito mais eficiência e rapidez.

Uma das grandes questões que empresas do Simples Nacional tem é sobre o tipo de atividades que eles podem exercer e também sobre questões trabalhistas.

E isso acontece porque a maioria das empresas que se enquadram no Simples Nacional, são empresas pequenas, com poucos funcionários e uma estrutura limitada.

Cuidar de questões trabalhistas relacionadas ao RH ou Departamento Pessoal é algo que geralmente elas não possuem as ferramentas para fazer.

E nesse sentido, uma contabilidade especializada é mais do que necessária, torna-se um verdadeiro salva-vidas para aliviar a carga de trabalho dessa empresa.

Isso sem contar que uma Contabilidade para Empresas do Simples Nacional pode oferecer toda uma assessoria jurídica muito útil ao pequeno empresário.

Portanto, podemos resumir esse tipo de contabilidade como sendo o parceiro ideal para empresas desse regime tributário, ajudando elas a se legalizarem e crescerem

Os serviços de uma contabilidade

Agora que você já sabe o que é uma Contabilidade para empresas do Simples Nacional, vamos falar sobre os serviços que ela pode prestar.

Resumidamente:

  • Apuração e recolhimento de impostos, fazendo também o encaminhamento da guia para pagamento;
  • Consultorias diversas relacionadas a questões fiscais, jurídicas, administrativas e até mesmo financeiras;
  • Terceirização de serviços do Departamento Pessoal como emissão de guias, cálculo de férias, jornada de trabalho, e-social e etc.;
  • Terceirização dos processos financeiros, conhecido como BPO Financeiro, que pode ser um serviço altamente importante para uma pequena empresa.

E muito mais.

O fato é que uma contabilidade especializada pode oferecer outros tipos de serviços e um atendimento diferenciado que uma contabilidade tradicional não seria capaz de dar.

Isso porque uma Contabilidade para Empresas do Simples Nacional compreende as dores do pequeno empreendedor e sabe que seu principal foco é a organização.

Benefícios de uma contabilidade para empresas do Simples Nacional

A essa altura do artigo você já entendeu que uma Contabilidade especializada no atendimento do Simples Nacional é melhor por várias razões.

No entanto, vale elencar alguns benefícios a mais:

  • Redução de gastos: a contabilidade especializada cobrará menos e o seu serviço fará a empresa economizar dinheiro, portanto, reduzindo gastos nas duas pontas;
  • Consultoria especializada: contabilidades especializadas possuem contadores atualizados e prontos para tirar quaisquer dúvidas sobre questões contábeis;
  • Ajuda com plano de negócios: se todos os empresários utilizassem um plano de negócios bem elaborado, muitos de seus problemas nem existiriam.

Isso sem contar as demais questões inerentes ao sucesso de um empreendimento, relacionados principalmente a questões administrativas.

Por fim, o empresário que tem uma empresa do Simples Nacional precisa procurar uma contabilidade especializada, só assim ele entenderá o papel fundamental do contador.

Porque uma Contabilidade não é apenas para apurar impostos, mas principalmente para atuar lado a lado com empresário, o guiando ao longo de toda a sua trajetória profissional.

Obrigado! Sua mensagem foi enviada.

Agradecemos pela confiança.
Em breve um consultor entrará em contato.

Empresário Inquebrável