Contabilidade para dentistas: escritório de contabilidade especializado
Vamos entender aqui o que significa e qual a necessidade de contratar a contabilidade para dentistas.
O dentista é um profissional que presta serviços imprescindíveis para as pessoas, seja na área da saúde bucal, ou mesmo pensando apenas na parte estética.
No entanto, assim como tantos outros profissionais, o dentista não recebe o devido conhecimento em finanças e administração em sua formação acadêmica.
Por isso, caso ele não seja bem assessorado, pode acabar perdendo dinheiro em decisões ruins quanto a sua vida financeira.
Para ajudá-lo, no entanto, existe a contabilidade para dentistas, que é um tipo de contabilidade especializada em atender esse profissional.
O que é Contabilidade para dentistas?
Uma contabilidade para dentistas é especializada em atender esse profissional que possui tantas demandas específicas da execução de sua função.
E essas demandas irão ter um cuidado especial se ofertados por uma contabilidade que entende as suas dores. A prestação de serviço será mais pontual, de qualidade e célere.
Até porque ser um dentista e ao mesmo tempo um empreendedor não é uma tarefa fácil. São duas áreas que se diferenciam bastante em campo de atuação.
É fundamental ressaltar, inclusive, que a maioria dos dentistas não possui conhecimento em empreendedorismo, administração de empresas e muito menos contabilidade.
Quem é formado em odontologia, por sua vez, sabe sobre como cuidar dos dentes e da boca de seus pacientes, e não de questões burocráticas.
Quem, por outro lado, tem todo conhecimento, preparo, condições e tempo para tratar de todas essas questões com o devido cuidado e responsabilidade, é o contador.
Confiando a administração de sua vida como pessoa jurídica ou autônomo às mãos de uma contabilidade experiente e especializada, o Dentista fica livre para:
- Exercer a sua profissão sem se preocupar com questões menores;
- Focar em aprimoramentos, conhecimento e expansão dos negócios;
- Ter mais tempo livre para cuidar da sua própria saúde e vida pessoal.
Isso porque o objetivo de uma contabilidade é facilitar a vida de seus clientes. Mas para que isso ocorra, essa contabilidade precisa entender com quem ela está lidando.
E é por isso que é tão importante que dentistas procurem o auxílio de uma contabilidade para dentistas e, com isso, evitem embaraços futuros.
O que faz uma Contabilidade para dentistas?
Nem todas as contabilidades e contadores tem expertise o suficiente para atenderem dentistas. Na realidade, as contabilidades sempre buscam se nichar.
E isso acontece porque cada profissão possui as suas especificações próprias, seja quanto a questões jurídicas ou mesmo quanto a vida do profissional.
E o contador precisa estar muito bem informado quanto a estes pontos, visto que ele será responsável por toda a vida financeira e contábil de seus clientes.
Levando isso em consideração, contabilidades que se especializam em atender um determinado nicho de profissionais acabam desenvolvendo soluções próprias para eles.
E com os dentistas funciona da mesma forma. Ou seja, uma contabilidade para dentista conhece acaba sendo capaz de oferecer um serviço com muito mais qualidade.
E entre os serviços básicos que toda contabilidade deve oferecer aos dentistas, podemos listar alguns mais importantes:
- Abertura e consultoria sobre os melhores tipos de pessoa jurídica para um dentista;
- Apuração, cálculo e repasse de impostos;
- Auxílio e consultoria para declaração o imposto de renda pessoa física (IRPF);
- Ajuda com questões trabalhistas e outras demandas do departamento pessoal;
- Planejamento financeiro pessoal para investir melhor seu dinheiro;
- Planejamento tributário para pagar menos impostos legalmente;
- Entre outros.
É evidente que cada escritório contábil poderá oferecer outros serviços exclusivos para os seus clientes dentistas. Algo apenas possível se forem especialistas na área.
Empresa odontológica: consultório ou clínica?
Uma das principais questões que os dentistas possuem está relacionada a obtenção de um CNPJ para atuarem oficialmente como uma empresa. Seja como consultório ou clínica.
Porém, tomar esse passo tão importante é algo que requer a análise de muitos fatores. Inclusive em relação ao investimento financeiro inicial.
Também vale lembrar que uma empresa possui três principais características que precisam ser observadas durante a sua criação, são elas:
- Enquadramento tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro real;
- Tipo societário: EI, EIRELI, LTDA e SA;
- Enquadramento de porte: MEI, ME e EPP.
E é uma contabilidade especializada quem vai compreender a situação atual do dentista para saber qual é a melhor opção para ele.
Vale ressaltar que na maioria dos casos é interessante começar com uma empresa pequena e depois ir investindo para expandir o negócio.
Antes de iniciar essa empresa também é muito importante definir o tipo de serviço odontológico que será prestado nela. E essa definição que dirá se a empresa será:
- Consultório odontológico: o dentista abre um consultório quando quer apenas fazer atendimentos individuais em um espaço reduzido;
- Clínica odontológica: para dentistas que querem fazer operações e demais procedimentos cirúrgicos que requeiram equipamentos específicos e caros.
No entanto, é sempre válido confirmar com a contabilidade sobre as novas legislações e se existem novidades quanto a abertura de empresas para dentistas.
Os benefícios de uma Contabilidade para dentistas
Exercer qualquer profissão sem o auxílio contábil, administrativo e jurídico de uma contabilidade pode ser bastante complicado, inclusive para dentistas.
E um dos principais benefícios de uma Contabilidade para dentistas é justamente isso, a possibilidade do profissional odontológico não ter que se preocupar com questões menores.
Outros benefícios que podem ser destacados são:
- A segurança envolvida em todas as tomadas de decisão da empresa, que poderão se respaldar no conhecimento da contabilidade;
- Não precisar ficar se preocupando em ter que explicar como a sua rotina funciona, visto que a contabilidade especializada entende a dor do profissional odontológico;
- Ter a disposição um serviço muito mais eficaz e veloz e que, consequentemente, entrega muito mais qualidade por um preço mais econômico.
O fato é que se o dentista quiser prosperar em sua profissão, ele precisa contar com o apoio de um profissional capacitado que vai estar caminhando do seu lado.
E esse profissional tem nome: contador. Não existe nenhum outro profissional capacitado para ajudar um dentista a prosperar do que um profissional de contabilidade.
E não importa se esse dentista está atuando como empresa ou se ele decidiu ser um autônomo, em ambos os casos, o melhor é confiar em uma contabilidade para dentistas.